Amyr Klink visita Boat Show, na raia olímpica da USP, onde começou a remar

21/11/2020

São Paulo Boat Show AO VIVO: inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações: bit.ly/2xECsLE

A exemplo dos velhos marujos, o navegador Amyr Klink é um grande contador de histórias. Tão bom que se transformou num grande best-sellers, com mais 1 milhão de exemplares vendidos e pelo menos cinco livros alçados ao topo da lista dos mais vendidos, como “Cem dias entre céu e mar”, “Paratii entre dois polos”, “As janelas do Paratii”, “Mar sem fim” e “Linha d’água”, publicados em seis idiomas.

Pudera, histórias não lhe faltam. Ele já escalou a cordilheira dos Andes, foi de moto até a Patagônia, atravessou o Atlântico Sul num barco a remo, e acabou se transformando no mais ousado navegante brasileiro, com sucessivas viagens à Antártida e voltas ao mundo sozinho num veleiro.

Nesta sexta-feira, conferindo as atrações do São Paulo Boat Show 2020, o navegador visitou o estúdio flutuante de Náutica, montado na raia olímpica da USP, e concedeu uma entrevista descontraída à apresentadora Millena Machado, que comanda as transmissões ao vivo no canal oficial de NÁUTICA no YouTube. E, é claro, aproveitou para contar mais uma ótima história.

“Foi aqui, na raia olímpica da USP, que eu comecei a remar”, lembrou Amyr, que descobriu o prazer de remar durante os cinco anos que estudou economia na FEA-USP, no final dos anos 1970, e decidiu entrar para a equipe do Espéria, uma dos clubes que tinham garagem na raia da USP.

“Foi aqui também que me preparei para atravessar o oceano Atlântico”, disse ele, referindo-se à jornada de 7 mil quilômetros em solitário a bordo de um pequeno barco, o I.A.T, entre a Namíbia, no sudoeste da África, e a Bahia, num tempo em que ainda não existia GPS ou telefonia celular — até hoje, a única travessia a remo do Atlântico Sul.

Leia também

» Real Powerboats entrega conceito e conforto na nova 40 pés lançada no São Paulo Boat Show

» Regatta inaugura loja conceito em São Paulo, totalmente focada em uma melhor experiência de compra do consumidor

» Em dois anos, Rio Pinheiros estará pronto para receber barcos, garantem secretários

“Chegava para treinar às 4h e pouco da manhã, no escuro, e às 7h partia para os compromissos, a faculdade, o trabalho. Em seis anos, foram mais de 3 mil horas, ou 50 mil quilômetros remando, mais do que uma volta ao mundo”, contou Amyr. E acrescentou, rindo: “Aos domingos, depois do treino, a gente tirava a roupa e vinha nadar pelado aqui”.

Mais do que um esporte, ele considera o remo como uma grande escola. “Uma escola de disciplina, de companheirismo. Quem vence no remo não é quem tem mais força, nem quem tem mais talento. O remo é um esporte em que quem vence é o melhor conjunto, o sincronismo, o entrosamento. E isso a gente só alcança treinando muito”, defendeu Amyr.

“Para mim, foi uma iniciação muito bonita”, disse o navegador, que até então, apesar de apaixonado pelo mar, não tinha lá muita experiência como velejador. Em compensação, a partir daí, navegaria com sucesso por todas as latitudes possíveis.

Hoje, o barco I.A.T faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar — Embarcações Brasileiras, localizado em São Francisco do Sul, Santa Catarina. O museu é um dos mais visitados da região sul do país e foi idealizado também pelo próprio navegador.

Quando à escolha da raia olímpica como palco para o São Paulo Boat Show, Amyr é só elegios: “Foi uma ideia genial. A raia tem certa ociosidade, e é um espaço incrível. São 2.200 metros de água. Eu vi um monte de capivaras por aí. E olha que show esse veleirinho passando por nós. Espero que essa iniciativa estimule outros eventos para virem para cá e que a própria feira náutica volte a ser realizada nesse que é um náutico ambiente por excelência”.

São Paulo Boat Show 2020

Quando? De 19 a 24 de novembro
Dias de semana das 15h às 22h
Finais de semana das 13h às 22h
Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com dicas para compra do primeiro veleiro, família Velho Jack estará no NÁUTICA Talks

    Angelita Rumor, Jackson Alves e Kurt Dali levarão papo ao evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá palestra de Cintia e Lula, da CL Vela, sobre introdução das crianças no esporte

    Dupla revelou a bicampeã olímpica Kahena Kunze e vai comandar papo sobre a modalidade na infância, durante o Rio Boat Show 2024

    Já pensou em mergulhar numa caverna? Romeu Dib fala sobre experiência no NÁUTICA Talks

    Mergulhador profissional desde 1998, o explorador contará mais sobre a profissão no Rio Boat Show 2024

    Ronaldo Fazanelli desmistifica tipos de propulsão de barcos no NÁUTICA Talks

    Engenheiro naval abordará as opções elétricas e a hidrogênio no bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Agroquímica leva revestimento neon para barcos ao Rio Boat Show 2024

    Especialista em estofamentos apresentará sete opções, com aplicações que incluem jets, paredes e áreas externas