Marinha alerta para ventos de até 60 km/h na faixa litorânea de estados do Nordeste

Por: Redação -
17/06/2020

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou nesta terça-feira (16) que a faixa litorânea dos estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, poderá ser atingida por ventos de até 60 quilômetros por hora.

Conforme o alerta, o fenômeno, que deve ocorrer entre a noite desta terça (16) e a manhã de sexta-feira (19), é causado pela intensificação de um sistema de alta pressão.

Segundo a Marinha, os ventos associados aos sistemas meteorológicos também poderão provocar agitação marítima, com ondas de até quatro metros de altura entre a Bahia, ao norte de Caravelas, além de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, ao Sul de Natal.

Também existem condições favoráveis, de acordo com a Marinha, para a ocorrência de ressaca com ondas de até três metros de altura, na faixa litorânea dos estados da Bahia, ao norte de Porto Seguro, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, até o sul de Natal.

Devido à instabilidade causada pelo fenômeno, em nota, a Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas. Já as demais embarcações devem redobrar a atenção quanto ao material de salvatagem, entre outros equipamentos.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas