Marinha alerta para ventos de até 60 km/h na faixa litorânea de estados do Nordeste

0
714

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou nesta terça-feira (16) que a faixa litorânea dos estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, poderá ser atingida por ventos de até 60 quilômetros por hora.

Conforme o alerta, o fenômeno, que deve ocorrer entre a noite desta terça (16) e a manhã de sexta-feira (19), é causado pela intensificação de um sistema de alta pressão.

Segundo a Marinha, os ventos associados aos sistemas meteorológicos também poderão provocar agitação marítima, com ondas de até quatro metros de altura entre a Bahia, ao norte de Caravelas, além de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, ao Sul de Natal.

Também existem condições favoráveis, de acordo com a Marinha, para a ocorrência de ressaca com ondas de até três metros de altura, na faixa litorânea dos estados da Bahia, ao norte de Porto Seguro, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, até o sul de Natal.

Devido à instabilidade causada pelo fenômeno, em nota, a Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas. Já as demais embarcações devem redobrar a atenção quanto ao material de salvatagem, entre outros equipamentos.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Marine Express - 02/07/2020