Adeus a Luiz Rosa

Por: Otto Aquino -
14/02/2015

Os amantes das águas de Angra dos Reis estão de luto. Faleceu Luiz Rosa, um dos principais personagens da Ilha da Gipoia, a segunda maior de Angra dos Reis. Caiçara, ele criou o Bar do Luiz Rosa, que fica na Praia das Flechas. Foi o primeiro restaurante a ser aberto na Baía da Ilha Grande, ainda em meados dos anos 1970, depois que o galpão de uma fábrica de sardinhas deu espaço a duas mesas de bilhar e algumas mesinhas. No começo, ele e sua mulher, Dona Paulina, 91, vendiam só pasteis, depois, o cardápio foi ganhando características regionais. Hoje, o bar é famoso por uma moqueca, uma das mais famosas de Angra. E foi atrelada ao seu bar que nasceu a tradicional procissão marítima da cidade, a maior festa náutica de virada de ano do Brasil. Ela foi criada para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes e era embalada por batidas e pasteis da recém-inaugurada cozinha do seu Luiz. A fama gastronômica deste caiçara tomou conta de outras gerações da família Rosa, que mantém outros negócios no mesmo ramo em Angra dos Reis, como o restaurante Canto das Canoas, também na Gipoia, e o famoso bar-flutuante Jango’s Bar. Grande parte dos lugares para comer na Ilha da Gipoia tem a marca sobrenome Rosa.

Animado e querido por todos os navegadores que frequentam Angra dos Reis, Seu Luiz Rosa sempre recebeu com muito entusiasmo os clientes em seu restaurante e, especialmente, a reportagem do Guia de Angra, de NÁUTICA, para mostrar suas criações na cozinha, como o vinagrete de frutos do mar, sua maior especialidade e campeão de pedidos.

Luiz Rosa deixa esposa, seis filhos e muitos amigos, que nunca esquecerão o bom humor e o espírito festivo desse caiçara.

Homenagens poderão ser feitas nesta segunda-feira (16/02), quando haverá a missa de sétimo dia pelo falecimento de Luiz Rosa, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Angra.

A equipe da revista NÁUTICA, que conviveu de perto com Luiz Rosa e sua família durante muitos anos, expressa sinceros sentimentos à família Rosa.

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos