AC62

0
1247

As notícias da America´s Cup agitaram essa semana e as novas regras e barcos foram anunciados pelo atual detentor do título, o Oracle USA. O catamarã para 2017 será de 62 pés, 10 a menos do que a versão do ano passado. Porém, a previsão é que a performance não deixe nada a desejar.  Tudo indica que a embarcação sofrerá menos carga e tensão que os AC72, o que se traduz num corte de 50% nos custos de construção. Velocidade e emoção para o público estão garantidos.

“Assim como designers, construtores e velejadores, todos estão começando a se familiarizar com o equipamento. A ideia é obter o máximo de performance dos ‘foils’. Acho que podem ser melhores do que os AC72”, disse James Spithill, comandante do Oracle USA. Os AC62 só poderão ser utilizados pelas equipes de 8 velejadores apenas 5 meses antes do início do America’s Cup Qualifiers em 2017.

Parece que os veleiros com foils estão vieram para ficar na America’s Cup, a onda começou com o catamarã de 72 pés da equipe ETZN na última edição da regata e logo depois apareceu no catamarã da Oracle, que acabou vencendo a competição de virada. Os foils diminuem o atritos dos cascos desses catamarãs com a superfície da água e por isso mesmo eles parecem voar.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.