A praga das cracas

Por: Redação -
06/05/2016

Cracas, você bem sabe, são eternas dores de cabeça na vida de quem tem um barco no mar. Se o casco não for limpo e bem protegido, com tinta anti-incrustante especial, de tempos em tempos, essas pequenas criaturas grudam no fundo e criam estragos, especialmente na performance. O barco fica
mais pesado e com mais arrasto hidrodinâmico, o que leva à queda brutal no rendimento e ao maior consumo de combustível. E os problemas não se restringem à parte submersa do casco — as cracas também se fixam nos hélices, nos eixos, no leme e até no sistema de refrigeração do motor, que, com isso, pode superaquecer. Para não correr todos esses riscos por conta de algo aparentemente tão simples, a única saída é a velha e boa prevenção — trocando em miúdos, raspar o casco a cada seis meses, em média, e repintá-lo de ano em ano, com tinta anti-incrustante.

Como reparar um casco contaminado em 10 passos:

1 – Raspe as cracas logo após o barco ser retirado da água. Quando úmidas, elas saem com mais facilidade.

2 – Com uma espátula ou um raspador de cantos arredondados (para não danificar o casco) remova todas as cracas abaixo da linha d’ água.

3 – Na sequência, com uma mangueira de água doce, dê um banho no casco, para tirar os últimos resíduos e facilitar o lixamento.

4 – Demarque a área a ser lixada e pintada. Cole a fita adesiva um pouco acima da linha d’ água real, que, com o balanço do barco, pode variar.

5 – Esfregue toda a superfície com lixa 60-120, própria para remoção de restos de tinta. Só pare de lixar quando o gelcoat da fibra de vidro aparecer.

6 – Com o casco já lixado, pegue um rolo de pelos médios e aplique o primer, produto que aumenta a aderência do antiincrustante, que virá a seguir.

7 – Três horas após a secagem, com um novo rolo, aplique a tinta anti-incrustante. Observe na embalagem o intervalo de tempo entre as demãos.

8 – Não altere a composição química da tinta com solventes ou pó de cobre, que deixam a tinta mais
pesada e fácil de soltar.

9 – Durante a aplicação, use luvas e proteja os braços e pernas, pois a tinta pode causar irritação na pele.
Use também protetor para os olhos.

10 – Por fim, espere 48 horas para colocar o barco novamente na água. É o tempo exato para um acabamento de sucesso.

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória