Iguana 29 se desloca na terra ou na água e dispensa a carreta
Eis um barco que dispensa a carreta, porque já vem com o próprio meio de locomoção em terra firme. Este é o Iguana 29 (marinha, como a das Ilhas Galápagos), que usa duas esteiras rolantes fixas ao casco (mas que se embutem nas laterais na hora de navegar, ao toque de um botão), para se locomover a caminho d’água, a 7 km/h. Para isso, conta com um motorzinho auxiliar que move as esteiras e, à semelhança dos tanques de guerra, avança em qualquer terreno, mesmo nos mais moles — o que, claro, inclui a areia da praia.
Não por acaso, seu estaleiro, o Iguana Yachts, fica na Normandia, região francesa famosa pelas colossais variações de maré. Se funciona mesmo? O fabricante garante que o sistema de esteiras, além de impedir que o barco atole (comum nas carretas), não interfere em nada na estabilidade e navegabilidade da lancha. Que alcança 40 nós, com um motor de popa de 300 hp. E não é só: trata-se de um barco eficiente e robusto, feito um tanque. O preço? Na Europa, o cerca de 250 mil euros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos
Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024
Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense
Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos
Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza