9 horas depois

0
1236

Depois de 9 horas e 40 minutos de prova, Catuana, o primeiro barco a concluir a 45ª Volta à Ilha de Santa Catarina, cruzou a linha de chegada, próxima à ponte Hercílio Luz. A largada da tradicional regata catarinense, que encerrou a temporada de vela no estado, aconteceu neste sábado (14), no clube Veleiros da Ilha.

“A regata foi bem dura. Tivemos condição de vento contra durante toda a parte do litoral leste e foram seis horas de contra vento. Felizmente o barco resistiu e a tripulação muito bem equilibrada e entrosada conseguiu levar até o final. Isso é uma recompensa”, disse o comandante do Catuana, Paulo Cocchi.

Nos últimos dez anos, o Catuana venceu a Volta à Ilha cinco vezes e neste fim de semana foi o fita azul – barco que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, independente da classe. O veleiro contou com a experiência de Bruno Fontes, por exemplo, e se manteve na liderança desde o início desta edição.

O veleiro Zeus foi o segundo a concluir a prova; e o Katana foi o terceiro a cruzar a linha de chegada, todos próximos das 10 horas de prova.

Ao todo, 31 embarcações participaram da 45ª Volta à Ilha. A última equipe concluiu o percurso em aproximadamente 20 horas e 30 minutos de navegação.

O anúncio final dos resultados será feito nesta segunda-feria (16). A classificação leva em consideração a área vélica, peso, tamanho do mastro, entre outros itens que diferenciam um barco do outro, para apontar qual foi o mais regular.

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.