8ª edição do Lagoa Azul/Vila Galé terá seis competições náuticas entre 15 e 17 de novembro

0
949

Seis competições náuticas – Vela Oceano, Kite Surf, Day Sailer, Remo, Pesca e Pesca de Caiaque – estão confirmadas na 8ª edição do já tradicional Lagoa Azul/Vila Galé, que será realizado entre os dias 15 e 17 de novembro no Vila Galé Eco Resort do Cabo de Santo Agostinho. O evento é comandado pelo empresário e advogado Sérgio Cavalcanti, fundador do Torneio, e conta com o apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

As inscrições para todas as categorias náuticas custam R$ 100 e podem ser realizadas na secretaria do Cabanga, no Recife, até o dia 14 de novembro. O valor dá direito a uma camisa UV do evento, troféu de premiação, além de acesso à área reservada do festival esportivo, incluindo as confraternizações entre os atletas. O regulamento de cada classe pose ser conferido abaixo.

O evento inicia com a 2ª Regata de Vela Oceânica, no dia 15 de novembro, com saída às 9h do Cabanga em direção ao Resort Vila Galé. Com a expectativa de mais de 100 competidores, a competição valerá pontos também para o Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2018.

O Torneio de Pesca Esportiva do Lagoa Azul/Vila Galé será realizado em dois dias: 15 e 16 de novembro, sempre das 5h30 às 16h. No primeiro dia, a saída será do Marco Zero do Recife e chegada em Suape; no segundo dia, a partida e chegada será de Suape. Além do troféu para os três primeiros colocados, também serão premiados o maior peixe, a sereia pescadora e o enferrujado. Na Pescaria de Caiaque, a competição será realizada apenas no sábado (17/11) e a expectativa é que 12 barcos participem do torneio.

O Remo será realizado em 8 provas, em uma raia de 500 metros e vai reunir atletas do Cabanga, Náutico e Sport, no dia 16, a partir da 10h. O Kite Surf contará com 6 regatas, realizadas na sexta (16) e no sábado (17), na categoria Kite Hidrofoil; e o Day Sailer acontecerá no dia 17 de novembro, com baterias de quatro barcos cada. Ainda no segmento das novas modalidades, o Dominó entre duplas surge como mais uma opção de competição entre os participantes do Lagoa Azul e as inscrições deverão ser feitas no local das disputas.

A programação inclui também Tênis e Beach Tennis. Para essas modalidades as inscrições deverão ser feitas, respectivamente, até os dias 03 e 10 de novembro. A participação no Lagoa Azul também dá direito a um passaporte de um mês de preparação no Instituto do Movimento e o acesso às celebrações que serão realizadas nas imediações do evento. O regulamento e valores para cada inscrição está disponível no site torneiolagoaazul.com.br.

PESCA

O Torneio de Pesca Esportiva do Lagoa Azul será realizado em dois dias: 15 e 16 de novembro, sempre das 5h30 às 16h. No primeiro dia, a saída será do Marco Zero do Recife e chegada em Suape; no segundo dia, a partida e chegada será de Suape. Vale como pontuação os seguintes peixes: Marlin Azul Liberado (400 pontos), Marlin Branco Liberado (150 pontos), Sailfish Liberado (100 pontos; 5 pontos por Kg) e Demais Peixes-de-Bico liberados ou capturados (100 pontos). Além do troféu para os três primeiros colocados, também serão premiados o maior peixe, a sereia pescadora e o enferrujado. O objetivo é proporcionar aos adeptos do esporte a oportunidade de desfrutar das grandes pescarias de peixes oceânicos, além da confraternização com outros pescadores. A expectativa é que pelo menos 15 barcos, cada um com até cinco integrantes, participem da competição.

PESCARIA DE CAIAQUE

Na Pescaria de Caiaque, a competição será realizada apenas no sábado (17/11). A expectativa é que 12 barcos participem do torneio e o intuito é levar todos os tipos de pescadores a participar da pesca esportiva. O formato de disputa da competição é pelo tamanho do peixe. Desta forma, o pescador deve tirar uma foto nítida aferindo o peixe com uma régua cedida pela organização para que seja computado a pontuação pelo tamanho em centímetros. E, visando preservar a natureza, é indicado que após a aferição do peixe ele seja solto de volta na água.

VELA OCEÂNICA

A partida da II Regata Lagoa Azul/Vila Galé será às 9h da quinta-feira (15 de novembro), do Marco Zero do Recife e chegada no Resort Vila Galé. A Competição também contará pontos para o Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2018.

REMO

Oito provas serão disputadas no Festival Lagoa Azul/Vila Galé de Remo, na sexta-feira (16 de novembro). A raia será de 500 metros e as disputas reunirão atletas do Cabanga, Náutico e Sport nas provas 1x Junior Masc, 2- Senior Masc, 2x Senior Fem, 1x Master Fem, 2- Master Masc, 2x Sub 23 Masc, 1x Master Masc e 2- Senior Fem. Às 7h será servido um café da manhã no Cabanga para todos os atletas que disputarão as provas. A regata está programada para às 10h na frente do Vila Galé. A grande novidade é que após as provas, o Cabanga irá ministrar aulas de remo para os hóspedes e pessoas presentes no evento. A ação está programada para o meio dia da sexta-feira (16/11).

KITE SURF

Seis regatas estão programadas para o Lagoa Azul/Vila Galé de Kite Surf. As provas serão, 12h, realizadas três na sexta-feira (16/11) e três no sábado (17/11) na categoria Kite Hydrofoil.

DAY SAILER

Copa Day Sailer Lagoa Azul/Vila Galé será realizada na manha do dia 17 de novembro, com baterias de quatro barcos cada. Os dois primeiros colocados permanecerão na disputa até que restem apenas os quatro finalistas e se decida o campeão. Os velejadores da Associação Pernambucana de Day Sailer (APEDS) cederão os barcos e todos os competidores inscritos disputarão o evento.

INSCRIÇÕES

As inscrições para todas as modalidades náuticas custam R$ 100 e podem ser realizadas na secretaria do Cabanga até o dia 14 de novembro. Esse valor dar direito a uma camisa UV do evento, troféu de premiação, além do acesso à área reservada do Festival Esportivo, incluindo os shows com bebidas e coquetéis.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones