Regata Santos-Rio atinge a 69ª edição e larga nesta sexta-feira

0
504
Foto: José Olímpio

A 69ª edição da regata de oceano Santos-Rio terá largada nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 12h, do Iate Clube de Santos, na Baixada Santista (São Paulo), e chegada no Rio de Janeiro, no Iate Clube situado no bairro da Urca. A competição tem a chancela da ABVO, Associação Brasleira de Veleiros de Oceano, e acontece antes do 50º Circuito Rio, entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. As duas competições têm peso máximo na Copa Brasil, que define o melhor barco de 2019 e os melhores em cada classe. As duas disputas serão por barcos das classes IRC, ORC e RGS, todos os barcos sendo filiados à ABVO.

Atual campeão da Santos-Rio, o barco santista Rudá confirmou presença com o time completo para esta edição dos dois eventos. “Viremos com 10 pessoas, Vamos nos divertir! Será a 69ª edição e ano que vem teremos um marco maravilhoso para a vela: a 70ª edição em 2020. Alguns barcos já chegaram aqui em Santos e será um evento sensacional”, disse Mário Martinez, comandante do Rudá, barco que foi o melhor na categoria IRC em 2018 e corre atrás do bicampeonato.

Adalberto Casaes, comodoro da ABVO, marcará presença no 50º Circuito Rio com seu barco Maestrale, do Iate Clube do Rio de Janeiro, na classe ORC. “A Santos-Rio é regata destacada e tradicional no calendário da vela oceânica brasileira e tem todo o apoio da ABVO, que este ano, a exemplo de ocasiões anteriores, está ajudando para que seja possível disponibilizar link para acompanhamento satélite com a evolução de todos os barcos. Esperamos grande sucesso nessa regata assim como no Circuito Rio”, apontou.

Quem marcará presença também no Circuito Rio é o barco Danadão comandado por Guilherme Raffare e que tem Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial de Vela (quatro na J-24 e um na Snipe) e bicampeão Pan-Americano. O barco é o atual campeão Brasileiro ABVO em Búzios (RJ) e terceiro na classificação geral da IRC. “São boas expectativas. Estaremos com um bom time, material novo e conhecendo melhor o barco. É uma raia que conhecemos e teremos a chance de disputar outra vez com nossos concorrentes na classe IRC”.

Líder do ranking da Copa Brasil ABVO na classe RGS, o barco de Ilhabela (SP), BL3 URCA, chega animado para as disputas das duas competições. “Foram cerca de 12 regatas comandando o barco, a turma está bem animada, é experiente. A previsão não é tão boa do tempo, mas prefiro condições de pouco vento do que de muito, não deixa de ser aprendizado para todo mundo”, afirmou Clauber Andrade. “Não sabia que liderava o ranking da ABVO na RGS, então a ideia é correr bem essas duas etapas e seguir na frente”.

A ABVO vai disponibilizar o acompanhamento da regata Santos-Rio pela internet para a mídia, familiares e amigos via sistema Spotwalla.com.

As duas competições seguem com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais sobre o Circuito Rio ou aqui para informações sobre a regata Santos-Rio.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.