Manual “Passo a Passo para as Cidades Investirem no Turismo Náutico” é apresentado no 5º Congresso NÁUTICA

0
438

Encerrando o primeiro dia de palestras do 5º Congresso Internacional Náutica, Marco Antônio Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista, e Klaus “Cacau” Peters, sócio-fundador da Intermarinas, empresa dedicada a projeto, implantação e operação de marinas, com ênfase em águas interiores, apresentaram o manual “Passo a Passo para as Cidades Investirem no Turismo Náutico”, desenvolvido pelo Fórum Náutico Paulista. O objetivo é destravar os gargalos que impedem a instalação de estruturas náuticas e consolidar esse setor da economia como fonte de renda para diversos municípios.

Segundo o empresário, que é membro do Grupo de Marinas da ICOMIA (International Council of Marine Industry Associations), a chave para destravar esses gargalos está na localização do projeto, segundo critérios técnicos e aplicando conceitos de sustentabilidade. Entre os critérios técnicos, Cacau deu detalhes de localização (lugar abrigado e protegido de ventos, ondas, etc.), inclinação de rampas (10 a 15%), largura mínima (4,5%), etc. Também destacou os aspectos legais para a construção de uma nova marina — empreitada ainda muito difícil, mas que vem sendo facilitada com iniciativas como a do Fórum Náutico Paulista, que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Por sua vez, Marco Antônio Castello Branco explicou que o Fórum Paulista que ele preside oferece aos interessados em investir no setor assessoria tributária (incentivos fiscais), de infraestrutura e de meio ambiente (planos diretores, recursos hídricos, emissões atmosféricas, etc.) Além disso, dispõe de financiamento com juros subsidiados. Construir uma marina, assim, fica mais fácil.

O São Paulo Boat Show 2019 acontece de 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo, reunindo os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.