49er no Rio

Por: Redação -
07/11/2014

O Campeonato Sul-Americano de 49er e 49erFX chegou ao seu segundo dia com mais três regatas corridas nesta quinta-feira nublada na Baía de Guanabara. A flotilha de 18 barcos femininos e 25 masculinos navegou no vento sul inconstante na raia da “Escola Naval”, um dos campos de regata que serão usados nos próximos Jogos Olímpicos no Rio 2016.

Na flotilha dos homens os primeiros lugares são ocupados por europeus. O duo dinamarquês Jonas Warrer e Anders Thomsen está em primeiro lugar com 29 pontos (já com um descarte), seguidos pelos britânicos Dave Evans e Ed Powys com 30pts e os franceses Dyen Mann e Christidis Stephane com 31pts. Os mesmos 31 pontos têm os britânicos Dylan Fletcher e Alain Sign em quarto no geral e com 35pts, em quinto, aparecem os primeiros sul-americanos: Yago e Klaus Lange, a nova geração da famosa família de velejadores argentinos.

Outra nova geração de um nome bem conhecido da vela está no segundo lugar sul-americano e sétimo lugar geral, Marco Grael, o irmão mais velho de Martine e filho de Torben Grael. Juntamente com seu proeiro Gabriel Borges, Marco venceu a primeira regata do campeonato ontem e sua melhor prova de hoje foi um sétimo lugar. Mas quem realmente se destacou foram os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke. Os caras, que vieram com pressa de Palma, após a cerimônia de entrega dos prêmios de velejadores do ano IsaF Rolex onde foram indicados (mas perderam pra James Spithill), não velejaram no primeiro dia, mas simplesmente venceram as duas primeiras regatas do segundo dia e fizeram um segundo na terceira prova para estrear em 17º geral contando ainda dois DNCs (cada um valendo 26 pontos por não terem competido, ou seja o número de inscritos mais um) .

FX – A flotilha de 49erFX teve também três regatas na mesma área que os homens e o que não mudou desde o início do campeonato é o incrível desempenho de Anemiek Bekkering e Rick Peacock da Holanda. Ontem as meninas fizeram um sétimo lugar na segunda prova, já descartado, e com cinco vitórias em outras cinco regatas lideram a súmula com 5 pontos perdidos apenas. Em segundo lugar, com 16pts, estão as neozelandesas Alex Maloney e Melly Meech, seguidas pela dupla britânica Charlotte Dodson e Sophie Ainsworth, com 22 pontos.

As novas velejadoras do ano da federação internacional, a Isaf, e locais da Baía de Guanabara, Martine Grael e Kahena Kunze fizeram sua estreia no segundo dia do campeonato. As duas não tiveram tempo para comemorações do título, pois saíram de Palma, na Espanha, direto para o Rio em tempo de velejarem no segundo dia do campeonato.

Hoje acontecem mais três regatas e no sábado teremos o último dia do Campeonato Sul-Americano de 49er e 49erFX no Rio de Janeiro.

Foto: Fred Hoffmann

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança