47º Brasileiro de Optimist termina em Ilhabela com 15 velejadores classificados para o Sul-Americano

Por: Redação -
16/01/2019
Foto: Aline Bassi

Chegou ao fim em Ilhabela o 47º Campeonato Brasileiro da classe Optimist. Com a Escola de Vela Lars Grael como sede, o evento teve recorde de participantes, 220 no total, entre os estreantes e os veteranos, de nove estados e do Chile. Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, e Gabriela Vassel, da flotilha Borrachudo, de Ilhabela, garantiram o título geral e feminino respectivamente por antecipação e nem precisariam velejar, mas ainda assim foram para a água. Nesta terça-feira apenas uma regata estava programada, mas o vento não ajudou.

A primeira largada do dia foi dada com o vento soprando de sul, com a raia montada dentro do canal de São Sebastião. Pouco tempo depois o vento rondou de direção e a CR se viu obrigada a cancelar tudo ir para a ponta das Canas, onde sopra o vento leste. As duas flotilhas – ouro e prata – conseguiram, então, completar a prova, encerrando o evento com as 12 regatas previstas.

“Foi uma grande experiência para nós da Escola de Vela receber um campeonato com tanta gente. Tivemos que preparar a nossa sede com alojamento, espaço para os barcos e velas e a equipe trabalhou dia e noite para que tudo desse certo. Competimos com 12 atletas e conseguimos colocar quatro entre os 20 primeiros, incluindo o título feminino, um resultado excelente se comparado ao ano passado. Contratamos o Alexandre Paradeda como técnico e com certeza estamos no caminho certo para levar a flotilha para frente!”, disso Ivo Leite, diretor da Escola de Vela Lars Grael.

Apesar dos vencedores já estarem definidos, ainda estavam em jogo 15 vagas para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. As vagas são distribuídas para os 11 primeiros meninos e para as quatro primeiras meninas. O evento serviu também como primeira etapa da seletiva para o Mundial, Europeu e Norte-Americano. A segunda etapa será realizada em Vitória, em fevereiro.

LEIA TAMBÉM
>>Rio Boat Show 2019 contará com pisos náuticos da Kapazi
>>Schaefer Yachts reforça presença em São Paulo com escritório na capital
>>Silent Yachts S55 será o primeiro iate movido a energia solar na Ásia

Resultados:
Veteranos

1. Gustavo Glimm, VDS, 44 pontos perdidos
2. Bernardo Martins, ICRJ, 64 pp
3. Erick Carpes, 67 pp
4. Gabriela Vassel, Ilhabela, 79 pp
5. Miguel Machado, ICES, 92 pp

Feminino:

  1. Gabriela Vassel, Ilhabela, 79 pontos perdidos

Infantil:

  1. Miguel Machado, ICES, 92 pp

Mirim: 

  1. Vitória Lima, ICB, 457 pp

O evento movimentou ainda mais a ilha neste início de ano, com a presença não só dos velejadores, mas também dos pais e dos técnicos, que se hospedaram na região do Pequeá, em hotéis e casas alugadas. Por dia, cerca de 500 pessoas passaram pela Escola nos dez dias de competição. Foram gerados 55 empregos diretos, entre os funcionários da escola, as pessoas responsáveis pelas regatas em água (comissão de regata, juízes e botes de apoio), pessoal da cozinha e apoio de terra.

“A organização de um campeonato como este é uma loucura. Ilhabela no verão é uma cidade bem cheia, então é um fator que dificulta um pouco, mas o evento superou minhas expectativas. Tivemos uma quantidade de barcos muito maior do que esperávamos, estávamos contando com no máximo 200 velejadores e chegamos em 220. Mas, temos um super apoio da Prefeitura e dos funcionários da Escola de Vela Lars Grael, então deu tudo certo”, disse Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

O 47º Brasileiro de Optimist teve outros dois eventos em paralelo: a Copa Brasil de Estreantes, vencida por Erik Scheidt, filho de Robert Scheidt, e o Campeonato Brasileiro por Equipes, vencido pela equipe Rio de Janeiro 1, do Iate Clube do Rio de Janeiro, ambos encerrados no dia 11.

A premiação aconteceu às 19h no Esporte Clube Ilhabela, no Centro Histórico (Vila). Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"