40 dicas de manutenção para você aplicar no seu barco

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Como prometido na edição de hoje do #LoucosPorBarcos, confira aqui 40 dicas de manutenção reunidas por NÁUTICA.

  1. Após muito tempo parados, os cabos de comando do timão e motor podem emperrar. Portanto, antes de sair é preciso lubrificá-los.

  2. A cera de carnaúba é bastante eficaz para evitar que o gelcoat do casco se torne opaco. Mas ela não dá brilho; apenas hidrata o gelcoat.

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  3. Para um inflável durar mais, não deixe as bananas expostas ao sol e não deixe cair combustível ou solvente sobre elas. Além disso, lave com água doce e detergente antes de guardá-lo.

  4. Se o seu inflável estiver encardido ou manchado, use apenas água, escova e sabão neutro na limpeza. Qualquer produto químico pode estragá-lo.

  5. Para aumentar a vida útil dos pneus da carreta, cubra-os quando ficar parado muito tempo ao ar livre, porque eles podem ressecar e rachar.

  6. Não aplique óleo fino, como WD-40, sobre borrachas, porque elas ressecam.

  7. Nunca enrole ou guarde uma vela que foi molhada com água salgada, porque sua durabilidade cai pela metade. O certo é lavar com água doce e esperar secar, antes de guardar.

  8. Alvejantes costumam funcionar bem na remoção do mofo, mas eles podem ser substituídos por vinagre branco, aplicado com borrifador.

  9. Não confie na memória. Mantenha uma planilha com o histórico de todos os problemas e revisões nos motores. Ajuda um bocado na hora de conversar com os mecânicos.

  10. Sempre que possível, deixe portas, gaiutas e vigias da cabine abertas. Ajuda a circular o ar e diminui o risco de mofo.

    gaiuta

  11. Se for ficar um bom tempo sem usar o barco, retire os estofados, para eles não mofarem.

  12. Depois da água, mais água nele! Não importa o passeio, é preciso lavar o barco antes de guardá-lo no seco.

  13. Se os cunhos e olhais estiverem frouxos, basta reapertar os parafusos. Mas, se houver trincas ao redor deles, será preciso um reforço na laminação, o que é bem mais complicado. Mas necessário, para não perder o barco.

  14. A expressão “da proa ao porão” não é apenas uma metáfora. Quem cuida bem de um barco, sabe que isso é sempre preciso.

  15. É prudente efetuar a limpeza dos tanques de combustível das lanchas uma vez por ano, para retirar borras, sujeiras e até água de condensação dentro deles.

    combustivel

  16. Se tiver ar-refrigerado a bordo, retire e lave as telas do filtro uma vez por mês. Mas tenha o cuidado de secá-las muito bem, senão piora o problema da umidade.

  17. Para limpar os estofados, use produtos adequados. Nem sempre o que funciona no sofá da sua casa serve para o barco.

  18. Mantenha o paiol do motor sempre seco e limpo, porque assim fica bem mais fácil identificar vazamentos.

  19. Para não se dar mal com a gasolina parada no tanque, não deixe lá por mais de um mês.

  20. Estaiamentos de veleiros devem ser verificados a cada seis meses. Não importa se você navegou muito ou pouco nesse tempo.

    estaiamento

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  21. Meu conselho é não esquecer de verificar periodicamente os parafusos que sustentam a antena do rádio. Já vi muita gente perder a antena na água por causa de corrosão na base.

  22. Se a bomba de pressurização de água ligar automaticamente quando todas as torneiras do barco estiverem fechadas, é sinal de que há algum vazamento.

  23. Antes de sair para navegar, sempre teste a descarga do banheiro, porque não há nada mais constrangedor do que vaso sanitário entupido.

  24. Se não quiser ter mofo a bordo, não guarde roupas ou qualquer outra coisa úmida na cabine. E para fazer o ar circular, vale usar até ventilador.

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  25. Bons armários são aqueles cujo fundo não fica em contato direto com o casco, porque isso favorece a umidade. E com portas com furinhos.

    armarios

  26. Tudo bem ter carpete no piso, mas não nos costados, armários e paióis fechados, porque isso gera mofo.

  27. Quem tem ar-refrigerado no barco deve sempre conferir se ele não está pingando na cabine, porque nada produz mais água do que essas máquinas.

  28. Para prevenir vazamentos, troque as mangueiras de combustível a cada dois anos, mesmo que elas, aparentemente, ainda estejam em bom estado.

  29. Limo e algas mortas na tubulação do banheiro cheiram muito mal. Para evitar isso, acione a descarga periodicamente, mas use água doce e não salgada, senão o cheiro fica pior ainda.

  30. Para evitar que os problemas no barco apareçam “sempre naquele final de semana de sol”, quando a família inteira já está pronta para sair para passear, só há uma saída: não descuidar da manutenção. Barco que fica parado é sério candidato a virar um barco quebrado.

  31. O zinabre que se acumula nas instalações e terminações elétricas, além de isolar os contatos, tem cheiro bem desagradável.

  32. Antes de encher o tanque de água do barco, deixe correr bastante água pela mangueira, para limpá-la por dentro. Mofo e micro-organismos proliferam facilmente no interior de mangueiras, ainda mais em locais quentes.

  33. A manutenção mais barata que há de um barco é usá-lo! Quanto mais usar o seu barco, menos manutenção terá que fazer nele, porque barco parado dá muito mais trabalho do que navegando.

  34. Se o seu barco ficar direto na água, limpe o fundo dele a cada 15 dias ou, no máximo, um mês. Isso ativa a tinta anti-incrustante e dobra a vida útil da pintura. Use flanela ou esponja, mas não abrasiva, porque danifica o gel.

  35. Nos barcos com motor de centro ou centro-rabeta, é comum a bomba de refrigeração parar de funcionar, por problemas no rotor. Por isso, tenha sempre um rotor sobressalente. E a troca pode ser feita na água mesmo.

    rotor

  36. Não use jatos d’água de alta pressão para remover sujeiras do seu bote inflável, porque eles podem deixar o tecido poroso e menos resistente. Raspe a borracha com uma esponja ou um cartão plástico (como os de banco) e finalize com uma escova.

  37. Com o tempo, a fiação elétrica que corre por dentro dos mastros dos veleiros resseca. Quando tiver que trocar o estaiamento, aproveite para substituí-la também.

  38. Não importa o estado que estejam os anodos de sacrifício do motor do seu barco, sempre o troque a cada seis meses. Custam pouco e protegem muito.

  39. Quando for pintar o barco, não misture outros produtos, como solventes ou pó de cobre, porque isso deixa a tinta mais pesada e mais fácil de soltar depois.

  40. Recarregue os extintores pelo menos uma vez ao ano — exceto extintores especiais, que podem durar cinco anos ou mais
    extintor

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