31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nessa quinta, em Jurerê

Por: Redação -
05/02/2020
Foto: Green Multimídia

Considerada uma das principais competições de vela do Brasil, o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nessa quinta-feira (6), em Jurerê. Mais de 30 embarcações de todo país estão confirmadas no evento, que ocorre na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha até o próximo domingo, com disputas nas classes ORC, IRC, C30, BRA-RGS, HPE-25, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos.

O evento em Jurerê conta com grandes disputas todos os anos e para 2020 a expectativa é ainda maior com a confirmação dos principais velejadores do Brasil. “O Circuito Oceânico é um evento tradicional e importante para o Veleiros da Ilha, pois é a competição que abre nosso calendário de vela. Estamos com a expectativa elevada e prevendo ótimas disputas na raia de Jurerê. Temos a confirmação de equipe de todo país com alguns dos melhores velejadores do Brasil confirmados na disputa”, explica Rodrigo Ruhland, vice-comodoro de eventos do Iate Clube de Santa Catarina.

Destaque também para o alto nível competitivo em Jurerê. Presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro acredita em uma edição extremamente técnica. “Esse ano teremos uma participação expressiva em termos de números, um dos maiores dos últimos 10 anos, quanto de nível. Todas as classes contam com barcos de nível técnico alto, vindo de todos os centros náuticos importantes, como RS, SP, RJ e SC”, explica Navarro. “Outro destaque é o crescimento também do circuito para as classes de lazer, como Cruzeiro e Bico de Proa, uma proposta criada no início desta Comodoria com regatas voltadas ao lazer e bem próximas à praia, que neste ano esta tendo participação acima da expectativa”, encerra.

LEIA TAMBÉM

Programação:

A programação do 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina inicia-se terça-feira, 4 de fevereiro, com confirmação de inscrição e pesagens das 9h às 18h. Na quarta-feira, 5 de fevereiro, as confirmações e pesagens ocorrem das 9h às 20h e a partir de quinta-feira começam as regatas.

Estão previstas seis regatas para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25 e BRA-RGS, sendo uma longa e cinco barla-sota. Caso seja realizada uma regata média a mesma será no lugar de uma das regatas barla-sota. Já as classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos têm quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias.

A confirmação de que regatas serão realizadas em cada dia será feita por aviso colocado no quadro oficial até as 09h30. Serão realizadas no máximo duas regatas para cada classe por dia, exceto RGS Cruzeiro, B. de Proa e Multicasco nas quais serão disputadas apenas uma. O horário programado para o sinal de atenção é 12h, exceto na regata de percurso longo, quando será às 11h. Não serão dadas largadas após as 16h do dia 9 de fevereiro.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas