Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America, comemora a marca de 30 mil IPS instalados

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No Estúdio Flutuante da TV NÁUTICA, a apresentadora Millena Machado, que comanda as transmissões ao vivo no Canal NÁUTICA no YouTube, e Guilherme Kodja, diretor técnico da revista Náutica, entrevistaram Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta para a América do Sul.

Em pauta, a comemoração, pela Volvo Penta, da marca de 30 mil unidades instalada do IPS (iniciais de “Inboard Performance System”), o revolucionário sistema de propulsão que, entre outras características, colocou os hélices na frente das rabetas, em vez de atrás, com inúmeras vantagens.

“O mais importante é que isso enfatiza um histórico de pioneirismo e inovação que a Volvo Penta representa em sistemas de propulsão, disse Gabriel Barsalini. “O IPS está no mercado há mais de uma década e até agora nada sequer semelhante apareceu, em termos de performance, de entrega, de qualidade na navegação, de facilidade nas manobras, especialmente na hora atracar. A gente saiu na frente em 2005/06 e continuamos na liderança”, destacou.

Basicamente, o sistema IPS cria uma espécie de “rabeta móvel” debaixo do casco, em substituição ao tradicional eixo fixo pé-de-galinha. Ao girar o timão, vira-se todo o sistema de propulsão e não apenas o leme, como nos métodos convencionais.

Outra característica é que os hélices vêm na frente (e não atrás!) de todo o conjunto. Com isso, recebem o fluxo da água “limpo”, sem perdas nem turbulências. Resultado: aproveitamento muito maior da potência do motor.

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Com isso, a diferença no desempenho é brutal. Além disso, é possível viajar horas seguidas na popa da lancha sem ouvir o ruído do motor nem sentir cheiro algum de fumaça. Vai tudo para dentro d’água.

O mesmo se aplica ao Volvo Penta Forward Drive, com hélice na frente do motor, que no São Paulo Boat Show 2020 equipa, por exemplo, a lancha Ventura 220 Surf. “A gente brinca que esse sistema é o primo pequeno do IPS”, comparou o presidente da Volvo Penta para a América do Sul. O objetivo, segundo ele, foi aliar a navegação familiar aos esportes náuticos.

“Com o Forward Drive você se tem o trim (a angulação da rabeta) mais o controle dos lastros, na popa do barco. Com isso, você desenha o formato de onda que desejar para a prática do esporte. Os surfistas se divertem um monte”, detalhou Barsalini. Como vantagem adicional, há a questão da segurança, garantida pela posição dos hélices, voltada para frente.

Outra novidade da Volvo Penta foi o upgrade de seus motores D4 e D6, que passaram por uma cuidadosa atualização, do leme ao hélice, alcançando mais potência, mais torque e, consequentemente, ainda mais confiabilidade.

Projetado exclusivamente para aplicações marítimas, o motor D4 (3,7 litros) agora oferece uma potência máxima de 320 hp e promete o máximo de transferência de potência para os hélices e para a água em todas as faixas de rotação. Por sua vez, o D6 (5,5 litros) chega a 480 hp. São 10% a mais de potência.

Isso não significa gasto extra com combustível. Pelo contrário: segundo a Volvo, esses motores consomem 7% menos em relação à geração anterior, por conta dos ganhos em eficiência.
Tudo isso para garantir aos navegantes uma experiência ainda mais agradável.

2:17:15 – Bate-papo entre Millena Machado, Guilherme Kodja e Gabriel Barsalini, VP da Volvo Penta no Brasil.

São Paulo Boat Show 2020

Quando? De 19 a 24 de novembro
Dias de semana das 15h às 22h
Finais de semana das 13h às 22h
Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br

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