Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America, comemora a marca de 30 mil IPS instalados

21/11/2020

São Paulo Boat Show AO VIVO: inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações: bit.ly/2xECsLE

No Estúdio Flutuante da TV NÁUTICA, a apresentadora Millena Machado, que comanda as transmissões ao vivo no Canal NÁUTICA no YouTube, e Guilherme Kodja, diretor técnico da revista Náutica, entrevistaram Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta para a América do Sul.

Em pauta, a comemoração, pela Volvo Penta, da marca de 30 mil unidades instalada do IPS (iniciais de “Inboard Performance System”), o revolucionário sistema de propulsão que, entre outras características, colocou os hélices na frente das rabetas, em vez de atrás, com inúmeras vantagens.

“O mais importante é que isso enfatiza um histórico de pioneirismo e inovação que a Volvo Penta representa em sistemas de propulsão, disse Gabriel Barsalini. “O IPS está no mercado há mais de uma década e até agora nada sequer semelhante apareceu, em termos de performance, de entrega, de qualidade na navegação, de facilidade nas manobras, especialmente na hora atracar. A gente saiu na frente em 2005/06 e continuamos na liderança”, destacou.

Basicamente, o sistema IPS cria uma espécie de “rabeta móvel” debaixo do casco, em substituição ao tradicional eixo fixo pé-de-galinha. Ao girar o timão, vira-se todo o sistema de propulsão e não apenas o leme, como nos métodos convencionais.

Outra característica é que os hélices vêm na frente (e não atrás!) de todo o conjunto. Com isso, recebem o fluxo da água “limpo”, sem perdas nem turbulências. Resultado: aproveitamento muito maior da potência do motor.

Leia também

» Real Powerboats entrega conceito e conforto na nova 40 pés lançada no São Paulo Boat Show

» Regatta inaugura loja conceito em São Paulo, totalmente focada em uma melhor experiência de compra do consumidor

» Em dois anos, Rio Pinheiros estará pronto para receber barcos, garantem secretários

Com isso, a diferença no desempenho é brutal. Além disso, é possível viajar horas seguidas na popa da lancha sem ouvir o ruído do motor nem sentir cheiro algum de fumaça. Vai tudo para dentro d’água.

O mesmo se aplica ao Volvo Penta Forward Drive, com hélice na frente do motor, que no São Paulo Boat Show 2020 equipa, por exemplo, a lancha Ventura 220 Surf. “A gente brinca que esse sistema é o primo pequeno do IPS”, comparou o presidente da Volvo Penta para a América do Sul. O objetivo, segundo ele, foi aliar a navegação familiar aos esportes náuticos.

“Com o Forward Drive você se tem o trim (a angulação da rabeta) mais o controle dos lastros, na popa do barco. Com isso, você desenha o formato de onda que desejar para a prática do esporte. Os surfistas se divertem um monte”, detalhou Barsalini. Como vantagem adicional, há a questão da segurança, garantida pela posição dos hélices, voltada para frente.

Outra novidade da Volvo Penta foi o upgrade de seus motores D4 e D6, que passaram por uma cuidadosa atualização, do leme ao hélice, alcançando mais potência, mais torque e, consequentemente, ainda mais confiabilidade.

Projetado exclusivamente para aplicações marítimas, o motor D4 (3,7 litros) agora oferece uma potência máxima de 320 hp e promete o máximo de transferência de potência para os hélices e para a água em todas as faixas de rotação. Por sua vez, o D6 (5,5 litros) chega a 480 hp. São 10% a mais de potência.

Isso não significa gasto extra com combustível. Pelo contrário: segundo a Volvo, esses motores consomem 7% menos em relação à geração anterior, por conta dos ganhos em eficiência.
Tudo isso para garantir aos navegantes uma experiência ainda mais agradável.

São Paulo Boat Show 2020

Quando? De 19 a 24 de novembro
Dias de semana das 15h às 22h
Finais de semana das 13h às 22h
Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estudo com barcos submersos há 7 mil anos revelou que embarcações possuíam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista