30 anos

0
2207

O mês de setembro de 2014 marca os 30 anos da primeira – e única – travessia a remo do Oceano Atlântico feita pelo navegador brasileiro Amy Klink. A viagem durou cem dias e deu origem ao best seller “Cem dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não-ficção no Brasil. A dimensão da façanha justifica uma série de eventos a ser realizada ao longo de todo o mês, como forma de lembrar e destacar sua importância.

Um bate-papo com o navegador, contando como foi a travessia há 30 anos e como seria hoje com os avanços tecnológicos da era moderna, abre o ciclo de atividades na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis no dia 2 de setembro, próxima terça-feira, às 19h30. Outro evento programado será a exposição “Linha d’Água”, entre 8 de setembro e 2 de outubro, no Espaço Cultural Conjunto Nacional. A mostra reúne fotografias do acervo de Amyr Klink, que realizou mais de 40 viagens oceânicas. A exposição é dividida em três módulos, representando os três barcos usados por Amyr em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T. (da travessia do Atlântico), Paratii e Paratii 2. Ao todo são 30 fotos das expedições do navegador, dispostas em painéis com textos sobre as viagens.

Fotos do navegador e de Marina Klink, esposa de Amyr, uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país que já esteve 13 vezes na Antártica e autora do livro Antártica – A Última Fronteira. Junto à exposição de fotos, uma das principais atrações será o barco I.A.T., exposto nas dependências do Conjunto Nacional. Os visitantes poderão ver de perto a embarcação que tornou possível a inédita travessia.

Além da exposição fotográfica, haverá duas palestras com Amyr Klink. A primeira será no dia da abertura da exposição, no dia 8 de setembro, às 19 horas e a segunda palestra no dia 18 de setembro, às 10 horas, ambas no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Nas palestras Amyr Klink falará sobre suas expedições e as estratégias de consumo ligadas ao consumo de água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.

Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site: www.dcolor.art.br a partir de 28 de agosto.

Outro evento para marcar os 30 anos da travessia será o lançamento, no dia 10 de setembro, às 19 horas, na Fnac Pinheiros, do livro Antártica, 2048 – Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global, resultado de um seminário sobre o tema realizado em Porto Alegre no fim do ano passado, com especialistas da área. Reunindo temas diversos como ordenamento jurídico do continente, política e pesquisa científica brasileira, impactos das mudanças climáticas no continente, na meteorologia do hemisfério sul e na biota austral, presença humana, arquitetura e turismo na Antártica, o livro oferece textos de especialistas multidisciplinares, incluindo Amyr Klink, além de um ensaio fotográfico de Marina Klink.

Foto e informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.