Tradicional circuito de vela de oceano chega à 28ª edição no Sul

Por: Redação -
02/09/2019
Foto: Ricardo Pedebos

A festa da Vela de Oceano gaúcha seguirá sua tradição entre os dias 13 e 22 de setembro com a disputa da 28ª edição do Circuito Conesul, campeonato organizado pelo Veleiros do Sul com chancela da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), além da CBVela e FEVERS. O evento tem peso 2 na disputa da Copa Brasil ABVO que define o melhor barco do ano e os campeões em cada classe.

O evento terá a abertura oficial no dia 13 com palestra de Samuel Albrecht, Medalha nos Jogos Pan-Americanos e em campanha olímpica para Tóquio 2020. Ele é comandante do barco Crioula 29 e do Veleiros do Sul. As disputas começam no sábado dia 14 a partir das 13h30 com churrasco de confraternização após as duas regatas previstas. No domingo são previstas mais duas regatas com confraternização com chopp no trapiche a seguir.

Na sexta e sábado seguintes, 20 e 21, mais disputas na água. No sábado serão realizadas três tradicionais regatas, a 49ª Regata Seival com barcos IRC e Bico de Proa, a 30ª Regata Farroupilha para barcos BRA-RGS e o 22º Velejaço Farroupilha, todos começando às 11h20. No domingo será realizada a entrega das premiações.

LEIA TAMBÉM
>>Concorra a um jet Sea-Doo com som e carreta Odne no São Paulo Boat Show 2019
>>Passeio da Flotilha Guanabara reuniu 34 veleiros na baía da Ilha Grande
>>Casco número um de nova linha de iates holandeses será lançado em setembro

“Estamos com a expectativa  de um belíssimo  campeonato. O Circuito  Conesul é o maior evento  de Vela Oceânica do Rio Grande do Sul, estamos com uma previsão  de mais 30 barcos na IRC, sem contar as outras classes. O pessoal está muito animado para o início  das regatas, algumas equipes estão há semanas preparando seus barcos. Esse ano temos algumas novidades: o retorno das Desertas  como marca na regata Seival, assim voltaremos a ter 90 milhas náuticas sendo mais desafiadora, e a criação  do velejador jovem, cada barco poderá levar um guri de até 16 anos e máximo  65 kg além do peso máximo  e  número máximo da tripulação. Isso é  uma maneira da renovar nossos velejadores oceânicos, além  de uma interação entre os jovens com os competidores mais experientes. Acreditamos que será  o maior  Conesul  dos últimos anos”, destacou Kadu Bergenthal, vice-comodoro esportivo da Veleiros do Sul e um dos organizadores do evento. O evento deve receber barcos de pelo menos quatro cidades gaúchas: Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul.

“São 28 anos de regata, a Seival é uma das mais longas de águas doces, larga próximo do centro de Porto Alegre, vamos até a Lagoa dos Patos e fazemos um triângulo indo no farolete da Barba Negra e nofarolete das Desertas indo pro Guaíba de novo, é uma regata bem forte, é a mais disputada do Rio Grande do Sul e teremos expectativa de uns 30 barcos IRC mais uns 12 RGS muito por conta do mutirão que fizemos junto à ABVO no começo do ano”, disse Francisco Freitas, comandante do barco San Chico.

As inscrições seguem abertas até o dia do evento. Mais informações pelo email [email protected].

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril