100% global

20/08/2015

Na próxima sexta, 28, a Inmarsat, fornecedora de serviços de comunicações móveis globais por satélite, irá lançar o terceiro satélite do programa de transformação Global Xpress – o Inmarsat-5 F3 – no Baikonur Cosmodrome, Cazaquistão. Com este lançamento, a empresa prevê 100% de cobertura de banda larga de alta velocidade em qualquer local no planeta, exceto nos polos.

O I-5 F3 irá cobrir a região do Oceano Pacífico e, juntamente com os já lançados I-5 F1 e I-5 F2, fornecerá velocidade de banda larga cerca de 100 vezes mais rápida, impactando nas comunicações móveis por satélite em setores como marinha, aviação, governos, provedores de energia e recursos, entre outros.

O primeiro satélite Global Xpress, o I-5 F1, foi lançado em dezembro de 2013 e entrou em serviço comercial em julho de 2014, cobrindo Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Ele foi seguido por I-5 F2, lançado em 1º de fevereiro deste ano, que deve chegar em seu destino operacional – Américas e Oceano Atlântico – no fim deste mês. O lançamento do I-5 F3 é a fase final de um projeto de cinco anos, que recebeu investimentos de US$ 1,6 bilhão. É esperado que cada satélite Inmarsat-5 tenha uma vida comercial de 15 anos.

Foto: Fotolia

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024