10 Mandamentos

0
2412

A segurança no mar é um dos temas mais discutidos entre os amantes da vida no mar. A bordo de um veleiro ou lancha, não importa, é necessário tomar cuidados essenciais para evitar acidentes, não prejudicar a natureza e deixar o passeio ainda mais prazeroso.

E uma das funções da Marinha do Brasil é cuidar da segurança de todos os navegadores, sejam eles profissionais ou amadores. Isso significa que não importa o tamanho do barco ou para que ele está sendo usado, passear ou trabalhar, a Marinha é quem dita as regras e cuida para que elas sejam cumpridas. Segundo a própria Marinha é a violação de normas e regulamentos de segurança a maior causa de acidentes entre os navegadores amadores, por isso, a instituição divulga, a cada temporada, regras básicas para que os passeios deixem apenas boas recordações.

E neste ano a instituição reforça as regras básicas para uma navegação segura com uma lista que contém os “10 mandamentos de segurança” para um passeio sem surpresas.

1 – Mantenha a manutenção da embarcação sempre em dia, principalmente se o barco ficou muito tempo parado.

2 – É preciso ter a bordo o material de salvatagem prescrito nas normas da autoridade marítima de acordo com a classificação da embarcação.

3 – Respeite o número máximo de pessoas permitido em seu barco e sempre tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os ocupantes.

4 – Tenha sempre extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade.

5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate clube, marina ou condomínio.

6 – Respeite os limites de navegação impostos por sua habilitação, conduzindo a embarcação com prudência e em velocidade compatível com a região.

7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado na categoria adequada.

8 – Mantenha distância adequada (200 metros) das praias e dos banhistas.

9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.

10 – Não polua o mar.

 

Foto: Shutterstock

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.