Velejadores mirins conhecem o trimarã Sodebo Ultim’, da Transat Jacques Vabre, em Salvador

Por: Redação -
17/11/2017
Foto: Divulgação

Os alunos da escolinha de vela do Yacht Clube da Bahia tiveram uma tarde especial na última quarta-feira (15), na Vila da Regata da Transat Jacques Vabre. Mais de 30 crianças e adolescentes puderam entrar no barco Sodebo Ultim’, campeão e recordista da regata transatlântica de 2017 na categoria Ultime. Os pequenos de 7 a 15 anos viram de perto a máquina de navegação impulsionada pelos franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, que fizeram o percurso de 8 mil quilômetros em 7 dias e 22 horas.

O trimarã de mais de 100 pés é 15 vezes maior que o Optimist usado pelas crianças no dia-a-dia. O barco da classe de introdução à vela mais parece uma caixa de sapato e está disponível em todo mundo. Integrantes da equipe de terra do Sodebo Ultim’ e seu comandate Thomas Coville deram boas-vindas à garotada no ‘multicasco voador’, que se dividiram em turnos.

”Estou muito orgulhoso em fazer as crianças sonharem, seja aqui em Salvador, na Bahia, ou na França. Para mim é importante tê-los a bordo!”, disse Thomas Coville, comandante do Sodebo Ultim’. ”Não há sonhos que não possam ser alcançados, é isso que o projeto passa”.

Mariana Baiana, mãe de Matheus (11 anos) e Rafael (7 anos), levou os filhos para o passeio no Sodebo Ultim’. A soteropolitana ficou impressionada com o tamanho da embarcação e agora sonha em ver os dois competindo regatas longas. ”Nunca tinha imaginado eles num barco desses. É maravilhoso, incrível! Gostaria que eles tivessem um futuro na vela. Eles estão gostando muito”.

Depois de deixar a Optimist aos 15 anos, os velejadores mirins podem escolher outras classes de monotipo para seguir na modalidade. No Brasil, as mais procuradas são 420, Laser e Snipe.

”O objetivo da visita é dar oportunidade às crianças que estão começando na vela a conhecer um barco deste tamanho e ver uma equipe tão profissional de perto. Eles estão apenas no início e podem evoluir em horizontes muito maiores do que aqueles que eles enxergam”, disse Márcio Cruz, presidente da Federação Baiana de Vela.

A visita também contou com os atletas da equipe do Yacht Club da Bahia, supervisionados por Bernardo Arndt, medalhista pan-americano e com participações em três olimpíadas. A jovem Juliana Duque, que faz campanha para Tóquio 2020 e foi campeã mundial de Snipe, estava com o grupo no Sodebo Ultim’.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Dona da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024