Veleiro clássico Atrevida confirma participação no Ubatuba Sailing Festival

0
1620
Velejada a bordo do Atrevida (Foto: Arquivo Pessoal/Atrevida)

Noventa e quatro anos de histórias. Noventa e cinco pés de comprimento. Este é o Atrevida, veleiro clássico que acaba de confirmar sua participação no Ubatuba Sailing Festival, que será realizado no Ubatuba Iate Clube entre os dias 28 de abril e 1º de maio. A competição, válida como primeira etapa do Campeonato Paulista de Oceano, vai reunir grandes nomes da vela brasileira em regatas de percurso e barla-sota, além de muita festa em terra.

“Ubatuba tem um cenário magnífico. Não poderíamos ficar de fora deste evento que a cada ano está mais interessante”, disse Átila Bohm, comandante do barco. Além dele estarão a bordo Andre Gick, Walter Michel, Roberto Souza Martins, Kasuo Miyake, Cicero Hartmann, Marcelo Valland, Fabio Negrini, Andre Horan Renard e Ronaldo Petzhold.

O Atrevida foi construído nos Estados Unidos na década de 1920 e inicialmente batizado como Wildfire. Já com a bandeira brasileira, na década de 1950, virou ponto de encontro de reis, rainhas, presidentes artistas. No início dos anos 2000 acabou afundando na baía de Guanabara e, anos mais tarde, foi vendido como sucata para o atual dono. Após uma grande reforma, o barco voltou a desfilar por águas brasileiras, desta vez no litoral paulista. Possui dois mastros com cinco velas que chamam a atenção até mesmo de quem não entende do esporte.

Organização espera 270 velejadores:

Além dos Clássicos, também estarão presentes as classes ORC, IRC, RGS, C30 e Bico de Proa. Já confirmaram a presença os barcos Lady Lou, de Torben Grael, que também disputa a categoria Clássicos, Rudá, de Mario Martinez, Sessentão, de Alain Simon, Montecristo, de Julio Cechetto, Tangará II, de Lars Grael, BL3, de Pedro Rodrigues, Caballo Loco, de Mauro Dottori, Asbar, de Jonas Penteado, May Boy, de Lars Muller, Argos, de Jaime Marcondes Cupertino, Áries III, de Alex Calábria, Suduca II, de Marcelo dos Passos Claro, Zarabatana, de Flávio Mancini Junior e Rabugento, de Pedro Henrique Gonçalves.

As inscrições seguem abertas no site do clube (www.ubatubaiateclube.com.br) e custam R$ 100,00 por tripulante até o dia 20/4. Após esta data o valor sobe para R$ 120,00 por tripulante.

Programação:
28/4: Inscrições e coquetel de abertura
29/4: Regatas barla-sota e confraternização com a tradicional galinhada do UIC
30/4: Regata de percurso longo e churrasco
01/05: Regata barla-sota e entrega de prêmios com macarronada e sorteio de brindes