Vela Jovem

Por: Redação -
08/08/2014

O velejador Pedro Corrêa, integrante do Audi YCSA Sailing Team, embarca na próxima segunda-feira (11) para Nanquim, na China, onde representará o País nas regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude, entre 16 e 28 de agosto. Desenvolvido pelo Projeto Ventos & Velas, de São Sebastião, Pedro assegurou a vaga na Represa Guarapiranga, ao conquistar o título do Campeonato Sul-americano de Byte, a classe escolhida para a competição chinesa.

Será a terceira experiência internacional relevante do atleta da Vela Jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA). Em 2013, o velejador de 16 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta. O campeonato foi adotado como seletiva para os Jogos de Nanquim pela maioria dos países. Jonatan Vadnai (HUN), Scipio Houtman (HOL) e Arvid Nordquist (SUE) foram os três primeiros, respectivamente, e estarão mais uma vez entre os principais adversários do brasileiro na China.

“Treinei muito nos últimos meses em São Sebastião, onde o vento sempre proporciona um bom preparo ao velejador, mas nos últimos dez dias, fiquei treinando direto na represa (Guarapiranga) porque as regatas em Nanquim serão disputadas em um lago e as condições devem ser mais parecidas”, considera Pedro, que não encontra rivais à altura no continente. Venceu o Sul-americano, seletivo para os Jogos da Juventude, com duas regatas de antecedência. “Minha meta é chegar à medal race em Nanquim. Aí sim vou pensar no pódio”.

Apesar da superioridade técnica na classe, Pedro já tem planos para seguir novo rumo quando retornar da China. “Meu objetivo na Byte era a Olimpíada e consegui alcançá-lo, mas não tem flotilha da classe no Brasil. Vou mudar para a 420, muito mais disputada e que me dará mais condições de evoluir”, alega o representante do Yacht Club de Santo Amaro. “O barco é completo e prepara o velejador para qualquer uma das classes olímpicas”.

Passando a competir de 420, o velejador de São Sebastião contará com o suporte do experiente Bernardo Arndt, o Baby, vice-campeão pan-americano de Hobie 16 e coordenador da classe 420 no Audi YCSA Sailing Team. Nos treinos de Byte em São Sebastião, Pedro teve como técnica a velejadora olímpica Adriana Kostiw.

Em Nanquim, terá o apoio da coordenadora de Vela Jovem da CBVela, Mariana Hackerott, a Mirinha, com quem já trabalhou no YCSA. Quando retornar da China, além de manter os treinos na vela, Pedro terá de correr também fora da água para repor, na escola de São Sebastião onde cursa o ensino médio, os 20 dias de aula que perderá durante a viagem ao Oriente. Na Byte feminina, a representante brasileira será Natascha Boddner, de Niterói.

Foto: Sidney Bloch/YCSA

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

    Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos

    Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

    Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza