Transat Jacques Vabre

Por: Redação -
09/10/2015

A 12ª edição da regata transatlântica Jacques Vabre larga no dia 25 de outubro de Le Havre, na Normandia, rumo a Itajaí, em Santa Catarina, ultrapassando as 5 400 milhas náuticas da França até o Brasil. As 42 duplas participantes estão em ritmo acelerado e cumprem a última etapa de qualificação, que é uma regra do evento e vale para todas as classes, antes da prova. O trajeto deve ter no mínimo 600 e no máximo 1.000 milhas náuticas e deve ser pré-aprovado pela direção de prova da Transat Jacques Vabre. Tudo isso serve como preparação, além de atestar que a equipe e o barco estão em condições de participar da travessia.

A única dupla brasileira na regata, Edu Penido e Renato Araújo, já cumpriu o trajeto e está liberada para largar no dia 25. Eles estão na França desde setembro com o objetivo de intensificar os treinos e preparar o barco da Class40 para a disputa. ”Acho que o nosso maior problema é o entrosamento, pois treinamos pouco juntos. Por isso, nós estamos treinando muito aqui na França. Chegamos em setembro e ficamos aqui até a largada. Ainda tem muito trabalho para arrumar tudo”, disse o campeão olímpico Eduardo Penido.

Todas as equipes deverão se apresentar na Bacia Paul Vatine, na cidade de Le Havre, até o prazo de 16 de outubro, dia em que a Vila da Regata abrirá para a visitação do público francês. A expectativa é de que as embarcações que ainda não qualificadas cumpram o trajeto nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas para o Oeste Europeu apontam para condições favoráveis para a navegação.
A previsão de chegada das primeiras equipes na cidade catarinense de Itajaí é para a primeira semana de novembro, a partir do dia 4 (quarta-feira). A Vila da Regata funcionará de 3 a 15 de novembro com atrações gratuitas e visitação aos barcos da regata.

No fim do mês, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024