Testamos o eletrônico Axiom 7 DV, que será exibido no Rio Boat Show. Veja como funciona

Por: Redação -
22/04/2019

Donos de barcos têm hoje tanta tecnologia ao seu dispor que até ficam meio perdidos, se bem que todos esses recursos existem exatamente para garantir o contrário. Porém, não há nada comparável ao gps, sistema de navegação que se tornou tão popular no meio náutico que hoje, praticamente, todos os barcos têm. Sem ele, tal qual Cristóvão Colombo, muita gente seria capaz de ir parar na América se quisesse ir até à Índia. Acoplado a sonda, radar, piloto automático e plotter, alguns modelos podem comandar o barco sozinho até um ponto desejado. É o caso deste multifunção da Raymarine, o Axiom 7 DV, que vem com gps (mais um suporte, que permite inseri-lo sobre o painel, para quem preferir não embuti-lo), sensor de sonda (transducer, que vem pronto para ser instalado no espelho de popa — quem preferir colocá-lo dentro do barco, para não furar o casco, vai perder algumas funções) e a opção de uma antena de radar, vendida à parte.

A sonda pode ser a convencional ou a Downvision, de alta definição, que produz uma imagem quase fotográfica do fundo do mar. O melhor atributo desse monitor — com opções de tela entre 7 e 24 polegadas, botões externos e uma interface personalizável — é a facilidade de uso. O aparelho é muito intuitivo. Basta ligar e escolher o que você quer ver na tela: a sonda, o gps, ou uma combinação dos dois. E tudo é muito bem visível na tela de alta definição, mesmo à luz diurna, com sol a pino, o que permite a leitura na parte externa do barco.

O “cérebro” desse aparelho é um processador quad core de quatro núcleos. Por sua vez, o gps tem 72 canais e faz 10 leituras de posição por canal por segundo. Por isso, o Axiom 7 DV é bem rápido e muito preciso. A conectividade Wi-Fi e Bluetooth permitem conexão com os aplicativos mais recentes da Raymarine para tablets e smartphones. Ou seja, tudo o que há no aparelho você pode espelhar no celular ou no tablet. Além disso, pode jogar as imagens na tela de uma tv, pelo wi-fi.

Há ainda outra função muito interessante, chamada SonarChart Live, que, quando acionada, passa a gravar a profundidade na própria carta do aparelho. Isso permite fazer uma sondagem e descobrir lajes, pedras e mesmo canais apropriados para navegação com segurança. O preço? A versão testada (com tela de 7 polegadas, com sonda e com cartas náuticas digitais da Navionics) custa cerca de R$ 6 600, à venda na Marine Express. Já se quiser o recurso de rota automática, como nos aplicativos da própria Navionics, terá que investir mais R$ 1 250 pela carta 3G+. Contudo, o Axiom também aceita as cartas náuticas da empresa brasileira Gps Mapas, bem detalhada e com vários recursos, mas que é vendida à parte. Enfim, um grande aliado aos donos de barcos.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"