Superesportiva da Mercedes e Cigarette alia alto desempenho, requinte e tecnologia

Por: Redação -
18/06/2019

Em um “casamento” de alta performance, a americana Cigarette Racing e a alemã Mercedes-AMG trocaram alianças 12 anos atrás, com a promessa de gerar frutos a cada ano, a ser apresentados ao público durante o Miami Boat Show. Desde então, corações disparam e a ansiedade toma conta dos admiradores das duas marcas toda vez que a feira náutica abre as portas.

Não é para menos. Nos EUA, essas máquinas de aparência arrojada, com grande aerodinâmica, usadas para passeio ou competições em alto-mar, têm uma legião de aficionados. Neste ano, a parceria (ou melhor, o relacionamento) gerou o 11º fruto: a lancha 41 AMG Carbon Edition, de 41 pés, um foguete oceânico com quatro motores Mercury Racing 400 Verado, de 400 hp cada (isso mesmo, 1 600 cavalos de potência), programados para atingir impressionantes 72 nós.

Tanto o sedã quanto a lancha abusam no uso de telas. O painel de comando de ambos tem a quantidade de tecnologia que se pode esperar de um projeto assim

Nessa velocidade, a lancha de US$ 850 mil pode transportar 8 pessoas. Já na velocidade de cruzeiro, é possível acomodar até 20 pessoas em assentos batizados de Cigarette Cool, projetados para refletir até 30% do calor absorvido. Essa tecnologia permitiu a escolha de cores mais escuras nos estofamentos.

Inspirada no sedã esportivo de quatro-portas Mercedes-AMG GT 63 S, a 41 AMG Carbon Edition nasceu bonita e com muitos pontos altos, além da promessa de uma velocidade espantosa. Como o nome sugere, a fibra de carbono ganha especial destaque. Todo o convés foi construído com esse material leve e resistente, para reduzir o peso e o centro de gravidade da lancha. O componente usado para fabricar os foguetes da Nasa também é usado na estrutura do casco (sanduíche de fibra de carbono), no revestimento de cabine e na escotilha do motor.

As cores do casco evocam o carro em que foi inspirado, o Mercedes-AMG GT 63 S,
um esportivo familiar rápido e elegante

LEIA TAMBÉM
>>Boeing 747 afunda para virar ponto de mergulho no Bahrein
>>Carro-chefe da divisão de superiates da Riva tem estreia mundial em Veneza
>>Incêndio atinge marina em Porto Alegre

O painel de comando tem tanta tecnologia quanto se pode esperar de um projeto desse nível, com nada menos que três telas de 17 polegadas, nas quais o comandante acompanha rigorosamente tudo a bordo, dos gráficos de navegação aos dados sobre os motores; das coordenadas do gps à iluminação dos ambientes.

 

O design gráfico do casco foi inspirado no logotipo do AMG, que representa uma mistura de esportividade e conforto. Os detalhes do interior — grades de alto-falante decorativas, telas de instrumentação e iluminação ambiente — também refletem sinais dos sedãs de luxo da Mercedes, assim como o hard-top, superleve, que abaixa o centro de gravidade e melhora a aerodinâmica da embarcação.

Os assentos externos da Cigarette foram projetados para refletir até 30% do calor absorvido, o que permitiu a escolha de cores mais escuras nos estofamentos

As cores usadas na lancha (cinza-grafite fosca e vermelha brilhante) evocam o carro em que foi inspirado, o Mercedes-AMG GT 63 S, essencialmente um esportivo familiar rápido e elegante, na versão quatro portas. Aliás, falando no sedã alemão, que passou a ser vendido no Brasil desde o fim do ano passado, não espere encontrar neste lançamento da Mercedes uma simples versão quatro portas adaptada do AMG GT.

Toda a estrutura foi trabalhada do zero para garantir máxima segurança e, é claro, alto desempenho. O motor do carro — um V8 4.0 biturbo com injeção direta de combustível e 32 válvulas — tem avassaladores 639 hp! De acordo com a Mercedes, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 3,2 segundos, podendo atingir 315 km/h de velocidade máxima. Resumindo: duas máquinas ferozmente rápidas e impressionantes. Isso é o que se pode chamar de casamento feliz!

O design gráfico do casco da
cigarette foi inspirado no logotipo
AMg, que une esportividade e conforto

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"