Sistema de controle inteligente Naviop Loop, da Navico, já chegou ao Brasil

0
716

Dona das marcas Lowrance, Simrad e B&G, a multinacional norueguesa Navico anunciou, recentemente, a aquisição da Naviop, empresa italiana que vem se destacando na indústria náutica com os sistemas de monitoramento que desenvolve. A ideia é firmar uma parceria tecnológica, de modo que os usuários tenham nos displays multifuncionais touchscreen que equipam seus barcos, hoje em dia, centrais não só de dados mas, principalmente, de controle. Tudo pode ser administrado na ponta dos dedos — das luzes ao ar-condicionado; do gerador aos motores; e assim por diante. Apesar de ter em mente o cliente final, com esta novidade a Navico tem como objetivo seduzir, primeiramente, os estaleiros, a fim de que possam incorporar nos projetos de suas futuras embarcações um pacote de integração de sistemas que, na ponta da cadeia produtiva, irá cativar também os compradores, dada a facilidade de sua operação — que, por sua vez, torna mais fácil e agradável a experiência de navegar.

A boa notícia para nós, brasileiros, é que essa novidade já está aportando por aqui. Desde a última semana, uma dupla de italianos da Naviop tem visitado estaleiros e demonstrado as facilidades do Loop, sistema que permite controlar barcos de diferentes portes — a ideia é que o Loop esteja presente, inclusive, em embarcações na faixa de 30 pés. “Além de fornecer uma série de informações, se você está navegando e precisa fazer algum ajuste, como a troca de um fusível, o sistema informa e você não precisa ser um especialista para fazer a troca. Tudo é feito sem complexidade”, garante Cristian Bellini, gerente de vendas da Naviop.

Tudo pode ser administrado na ponta dos dedos — das luzes ao ar-condicionado; do gerador aos motores; e assim por diante — nos displays multifuncionais touchscreen que equipam os barcos (Imagem: Divulgação)

Ele afirma que a empresa planeja crescer e vender mais sistemas, mas, ao mesmo tempo, quer oferecer suporte técnico para os clientes. “Nosso objetivo é treinar os dealers e formar uma rede de serviço no Brasil. Queremos alcançar e resolver qualquer problema de forma rápida e falando português! Daí a importância dessa parceria com distribuidores locais, como a Navetron”, reforça Emanuele Di Bartolo, responsável pelo departamento de vendas no Brasil e que já está estudando a nossa língua.

“A razão da vinda deles para cá é mostrar o potencial do mercado brasileiro. Estamos visitando os estaleiros com eles, para que façam a demonstração do produto, e a receptividade tem sido muito boa”, diz Marcio Evangelista, gerente para a América do Sul da Navico, frisando que fabricantes globais de barcos, com sede na Europa e nos Estados Unidos, já adotaram o Loop. Cerca de 2,1 mil embarcações navegam com esse sistema embarcado no mundo, até por conta de protocolos que a Naviop, assim como a Navico, possuem, o que confere maior possibilidade de integração com equipamentos de diferentes marcas e os mais altos níveis de exigência. “Agora, os estaleiros brasileiros têm oportunidade de contar também com essa tecnologia”, completa.

Da esq. p/ dir., Marcio Evangelista, gerente para a América do Sul da Navico, Cristian Bellini, gerente de vendas da Naviop, Augusto Forcione, diretor de marketing e vendas da Navetron, Emanuele Di Bartolo, responsável pelo departamento de vendas da Naviop no Brasil, e Thiago Menezes, diretor de engenharia da Navetron (Foto: Otto Aquino)

Segundo Evangelista, uma das vantagens dessa solução é o fato de ser modular. Assim, dá para comprar um pacote básico (para monitorar o desempenho dos motores, as luzes do barco e o ar-condicionado, por exemplo) e, aos poucos, ir agregando mais itens a serem controlados, conforme as necessidades do cliente. “E isso pode ser feito online, sem a necessidade de ter um técnico a bordo, ou seja, com toda a facilidade”, explica Evangelista. “Utilizando este equipamento, o consumidor terá total segurança e os próprios estaleiros terão um ganho na produção, inclusive com a diminuição de homens-hora, porque você não precisa mais de disjuntores nem de uma série de comandos para cada equipamento no painel de controle. Fica tudo integrado no sistema”, explica ele, ressaltando que até a aparência do Loop pode ser customizada — de acordo com as cores e/ou a decoração do barco, por exemplo.

Com um histórico de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a Navico é uma das companhias que se destacam em inovação, tanto no mercado náutico de lazer quanto no comercial. Detentora de fabricantes de eletrônicos marítimos de ponta, a Navico Holding é administrada, desde o ano passado, pela multinacional financeira Goldman Sachs, com sede em Nova York. A Navico emprega cerca de 1,5 mil funcionários no mundo e os produtos ligados às marcas do grupo são vendidos em mais de 100 países, inclusive no Brasil, onde a distribuição está a cargo de uma rede formada por Northsails, Electra e Equinautic, além da própria Navetron.

Até a aparência do Loop pode ser customizada, de acordo com as cores e/ou a decoração do barco, por exemplo (Imagem: Divulgação)