Simpósio promovido pela Marinha reúne 300 participantes em Angra dos Reis

Por: Redação -
26/10/2016

A XIV edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador, realizado entre os dias 20 e 23 de outubro no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), reuniu 300 participantes, que puderam aprender e conferir na prática conhecimentos de segurança e orientações referentes as Normas da Autoridade Marítima que tratam de Amadores e Embarcações de Esporte e/ou Recreio (NORMAM-03/DPC). Além disso, participaram de treinamento de moto aquática, dia de mar, ciclo de palestras e prova para habilitação de Amadores.

Promovido pela Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas, e coordenado pelo Sr. Carlos Brancante, o Simpósio teve sua abertura oficial realizada no dia 22 de outubro pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e contou com a presença de autoridades militares, incluindo membros do Almirantado, civis e navegadores experientes.

No dia 20 de outubro, militares e candidatos a navegadores amadores receberam treinamento prático para condução de motos aquáticas. O segundo dia do evento foi dedicado ao chamado “Dia de Mar”, no qual os interessados tiveram a oportunidade de receber instruções e vivenciar, na prática, a bordo de navios da Marinha e da embarcação civil Lord Gato, instruções importantes como o exercício de disparo de fumígenos, prevenção de incêndio, a utilização de equipamentos, balsas, coletes salva-vidas, instrução de navegação de baixa visibilidade, navegação por radar, realização de exercício de abandono e de resgate de homem ao mar.

A palestra de abertura do Simpósio, no dia 22, foi feita pelo medalhista olímpico de vela, Torben Grael, que compartilhou suas experiências e aventuras no mar com o público. Na sequência, o Capitão de Mar e Guerra RM1) Valgas Lobo ministrou sobre Meteorologia e Oceanografia, temática importante aos futuros navegadores amadores. Já o palestrante Marcello de Souza abordou as Novas Tecnologias para a navegação eletrônica, assunto que muito interessou aos navegadores presentes. Já o Capitão Marcos Ferrari, instrutor do Simpósio, deu sequência ao ciclo de palestras com o tema “Prevenção de Incêndios e Sobrevivência no Mar”, seguido da Capitão-Tenente (T), Helenilde de Lima Silva Gomes, Encarregada da Divisão de Inspeção Naval, Pessoal Amador e Marinas da Diretoria de Portos e Costas, que abordou os aspectos práticos e atualizações da NORMAM-03/DPC.

O Capitão Bombeiro Militar Luiz Tadeu S. de Albuquerque falou sobre a importância do “Primeiro Atendimento”, seguido do Sr. Fabio Avellar, que destacou as novas regras para o seguro náutico. Por fim, o Sr. Aleixo Belov encantou o público com seu amor pelo mar, compartilhando um pouco de sua experiência e aprendizado adquirido na vida a bordo durante suas viagens. Belov foi reconhecido pela Marinha do Brasil como primeiro navegador a dar uma volta ao mundo com veleiro de bandeira brasileira.

No domingo, último dia do evento, houve aplicação de provas para 140 candidatos nas seguintes categorias: Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador. As carteiras de habilitação foram emitidas e entregues aos aprovados no mesmo dia da realização dos exames.

De acordo com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, “o Simpósio foi uma oportunidade da Marinha do Brasil contribuir para a consolidação de uma mentalidade de segurança e promover a capacitação de centenas de pessoas para conduzirem embarcações de esporte e recreio com consciência e responsabilidade. Tenho certeza de que os participantes serão vetores de disseminação de segurança. A Marinha tem adotado medidas para que cada vez mais nossos rios e mares estejam mais seguros e limpos”.

O Comandante da Marinha afirmou, durante o discurso de abertura do evento, que é neste seguimento de esporte e recreio que reside uma das maiores preocupações da Autoridade Marítima. “A intensa utilização dos nossos mares e águas interiores, em todas as suas modalidades, deve ser feita com respeito às normas vigentes e com segurança. Entretanto, lamentavelmente, e ainda que estejamos obtendo significativos progressos, assistimos todos os anos à ocorrência de acidentes que vitimam centenas de homens, mulheres e crianças, muitas vezes levando-os a óbito, e que, praticamente em sua totalidade, poderiam ser evitados se o regulamento para evitar abalroamentos, as regras de segurança  e os procedimentos de manutenção das embarcações não tivessem sido negligenciados.”

Almirante Leal Ferreira explicou ainda que com o objetivo de reverter este quadro “a Autoridade Marítima tem intensificado seus esforços em prol do incremento da segurança da navegação amadora em duas vertentes: a ação de presença, por meio de contínua fiscalização executada pelas Organizações do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário; e a atuação na prevenção e na orientação, buscando criar uma saudável mentalidade de segurança, e minimizar a ocorrência de acidentes provocados pela não observância das normas e procedimentos”.

Foto: Divulgação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos