Regulamentação da profissão Marinheiro de Esporte e Recreio é aprovada

Por: Redação -
13/12/2017
Foto: Fotolia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), o substitutivo do deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) ao Projeto de Lei 5812/13, de autoria do ex-deputado Fernando Jordão, que regulamenta a profissão de Marinheiro de Esporte e Recreio no Brasil. Com a aprovação, a tramitação na Casa está concluída e o texto segue para análise do Senado Federal.

Hoje, no País, existem aproximadamente 12 mil profissionais nesta área. O Projeto considera marinheiros de esporte e recreio “aqueles que possuam habilitação para conduzir e operar embarcações de esporte e recreio em caráter não comercial, contratados especialmente para esse fim”. Ainda de acordo com o texto, “somente poderão conduzir e operar embarcações de esporte e recreio aqueles que tenham habilitação certificada por representante da Autoridade Marítima”.

Papa observa que há um descompasso entre a atividade desenvolvida profissionalmente pela classe dos marinheiros de esporte e recreio e as normas que regem a utilização das embarcações deste tipo, estabelecidas pela Marinha do Brasil, fato que deve ser superado com a criação desta nova lei. “Será um avanço que vai beneficiar muitos trabalhadores”, aposta.

A proposta foi apresentada em junho de 2013. Em 2015, Papa foi escolhido para relatar a matéria na Comissão de Viação e Transportes (CVT) e, no colegiado, optou por fazer um novo texto, mais completo, tendo como base a ideia original, conversas com entidades relacionadas aos marinheiros e juntando outras propostas que tramitavam na Casa. O substitutivo foi aprovado em novembro daquele ano. Na sequência, foi analisada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e, agora, na CCJC, onde foi relatado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ).

Ela recomendou a aceitação do texto no formato do substitutivo. “A proposta agrega valores, é fundamental. Hoje, no Brasil, o setor gera pelo menos sete mil empregos diretos e mais cinco mil indiretos. Quero agradecer o apoio de todos os membros deste colegiado e ressaltar o trabalho do Papa, que conferiu agilidade ao projeto por reunir diversas propostas que tramitavam nessa casa”. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) também reiterou seu apoio ao PL. “É vital para uma categoria muito importante no nosso País”.

Papa ressaltou que a categoria espera há décadas por esse momento. “O que a Câmara faz hoje é uma questão de justiça com milhares de profissionais e seus familiares, pois regulamentamos uma profissão que é essencial para o Brasil. Esses profissionais terão o total apoio da Marinha do Brasil para treinamento e qualificação, o que resultará em mais segurança a todos aqueles que se utilizam na navegação”, apontou.

Ainda segundo o parlamentar do PSDB, o Brasil conta com 8,5 mil quilômetros de costa e 50 mil quilômetros de vias navegáveis e tem na navegação de esporte e recreio um dinâmico setor da sua economia, responsável pela geração de milhares de empregos.

A frota brasileira de embarcações deste tipo, acima de 16 pés, é estimada em 70 mil unidades, sendo 84% composta por lanchas e 16% por veleiros. “Temos 120 estaleiros em operação, expandindo continuamente essa frota. Por todo o País, encontram-se 480 estruturas de apoio náutico – iates clubes; marinas e garagens náuticas”, enumera.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna