Produzido pela francesa Fountaine Pajot, catamarã de cruzeiro Hélia 44 encanta pelo espaço a bordo

0
3736

Representada no Brasil pela Green Yachts, do Rio de Janeiro, a marca francesa Fountaine Pajot criou merecida fama pela construção de catamarãs de cruzeiro e, também, de barcos a motor. De suas duas plantas, em La Rochelle e Aigrefeuille, já saíram mais de 4 mil embarcações, desde 1976, e uma delas aportou no Rio Boat Show 2017.

Trata-se do elegante catamarã Hélia 44, que, na verdade, já foi atualizado para a versão Evolution. Assim, quem adquirir o modelo aqui o receberá dentro das novas especificações. As vigias, por exemplo, foram ampliadas, possibilitando ao interior da embarcação receber 30% mais luz natural. Da mesma forma, a área de banho do camarote do proprietário foi expandida para 80 cm x 85 cm e a praça de popa, com seus fartos 7 m de largura, ganhou sofá à ré, entre outras melhorias. Mas o fato é que tais incrementos apenas tornam ainda melhor o que já era muito bom e, principalmente, espaçoso.

Na versão exibida aqui, aliás, o camarote do proprietário ocupa o casco de boreste, de fora a fora. Na prática, além de trazer uma boa cama de casal, o ambiente abriga armários (e uma máquina de lavar e secar, opcionalmente) e o já referido banheiro com boxe. Já o casco de bombordo está dividido em dois camarotes espelhados, o que, no total, resulta em espaço para seis pessoas em pernoite.

O salão oferece diferentes opções de arranjo e traz sala e cozinha completa. Porém, o que mais chama atenção quando se está a bordo do Hélia 44 é a comunicação permanente entre, praticamente, todos os ambientes. Do posto de comando, por exemplo, que fica sobre a cabine do dono, numa espécie de minifly, é possível manter contato visual não só com quem está acomodado no solário, ao lado, mas também com as pessoas na cozinha e até na praça de popa. A motorização fica a cargo de dois motores de 55 hp.

A histórica 20ª edição do Rio Boat Show, maior salão náutico outdoor da América Latina, aconteceu entre os dias 5 e 11 de abril, na charmosa Marina da Glória. Foram sete dias de evento, reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contaram, ainda, com atrações como o tradicional teste drive de embarcações, o segundo desfile náutico noturno e com o Espaço dos Desejos, já conhecido pelos paulistas. No ano que vem tem mais!