Pressionado por adversários, barco Caiçara vence Classe C30 em Ilhabela

Por: Redação -
18/06/2018
Foto: Aline Bassi

A Classe C30 garantiu a adrenalina no fim de semana (16 e 17/6) frio e chuvoso em Ilhabela, nas regatas da Copa Suzuki de Vela Oceânica. A segunda etapa, chamada de Warm Up para a Semana de Vela (20 a 28/7), terminou com duas vitórias do Caiçara UV.Line. O barco líder da competição venceu as provas, de percurso no sábado e barla-sota no domingo, sempre pressionado por eCycle+Realizado e Caballo Loco.

Comandada por Marcos de Oliveira Cesar, a tripulação do Caiçara viveu dois dias de superação em Ilhabela. Sábado, o barco resvalou em uma pedra submersa e teve a quilha danificada. Domingo, sem tempo para reparar o dano, a equipe Caiçara UV.Line ainda teve de pagar duas penalidades de 360 graus e mesmo assim cruzou a linha de chegada meio barco à frente do +Realizado.

“O barco velejou machucado na regata de sábado e conseguimos nos manter à frente apesar do acidente. Tivemos rajadas de sul com mais de 20 nós. Domingo, o vento diminuiu de intensidade, com o sueste não passando de 12 nós. Primeiro, segundo e terceiro colocados andaram juntos o tempo todo. Comemoramos muito porque foi uma regata de superação para chegarmos à vitória”, enalteceu Marcos Cesar.

Foto: Aline Bassi

O principal rival do Caiçara, no fim de semana decisivo, eCycle+Realizado, mostrou progresso durante o Warm Up. “Foram dois dias sensacionais, apesar do frio e da chuva, com regatas muito equilibradas. O barco evoluiu como esperávamos. Cumprimos o objetivo e partiremos para cima na Semana de Vela de Ilhabela”, projetou o trimmer (responsável pela regulagem das velas) do +Realizado, Ricardo Apud.

A segunda etapa da Copa Suzuki alimentou a expectativa dos velejadores para a Semana de Vela de Ilhabela que, para a Classe C30, será simultânea ao Campeonato Brasileiro. “Na regata de sábado optamos por fugir do carrossel de barcos, o que nos tirou do baixio. Ao longo do percurso os ventos foram aumentando o que tornou a prova mais divertida. Subimos o Canal de São Sebastião com velocidade de 18 nós. Domingo, tivemos altos e baixos. Largamos bem, andamos bem de popa e conseguimos recuperar as posições perdidas devido às penalidades. Agora é foco total na Semana de Vela e no Brasileiro de C30”, afirmou o proeiro do Caiçara, Gabriel De Capitani.

Com cinco vitórias em sete regatas, Caiçara ganhou a etapa e permanece na liderança da Copa Suzuki com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte. Caballo Loco e +Realizado vêm a seguir com 13 pontos, mas com vantagem do Caballo Loco por ter obtido duas vitórias. O quarto colocado na classificação geral é o Kaikias, seguido por Barracuda.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos