Prefeito João Doria Jr. relança programa Nossa Guarapiranga nesta quarta, em São Paulo

0
10101
Melhorar a qualidade ambiental da represa e garantir condições para o lazer e para a prática de esportes náuticos estão entre os objetivos do programa (Milton Michida/Governo do Estado de SP)

O relançamento oficial do programa Nossa Guarapiranga acontecerá nesta quarta-feira, 22, às 10h, na avenida Atlântica, número 2 300 (ao lado da base da Guarda Civil Metropolitana, Inspetoria Regional de Capela do Socorro). Na ocasião, estarão presentes o prefeito de São Paulo, João Doria Jr., o governador Geraldo Alckmin, secretários estaduais e municipais, entre outras autoridades.

Lançada em 2011, a iniciativa tem como objetivos melhorar a qualidade ambiental da represa e garantir as condições para o lazer e para a prática de esportes náuticos na Guarapiranga, com a retirada do lixo que chega à represa pelos córregos e o controle das macrófitas (plantas aquáticas), que podem não só prejudicar o lazer e os esportes náuticos, mas afetar, também, a qualidade da água.

Durante os cinco anos em que esteve em vigor, o projeto teve resultados significativos, segundo relatórios da Sabesp. Até o início de 2016, a qualidade da água tinha melhorado e lixo reduzido. Agora, como na primeira fase do programa, serão instaladas ecobarreiras nos pontos em que os córregos desaguam na represa. Esses equipamentos, compostos por boias e uma tela submersa, vão conter o material flutuante, que será diariamente removido por barcos. O lixo recolhido será levado para um aterro sanitário.