Pop 25 na água

Por: Redação -
07/07/2014

Solaris, o segundo Pop 25 a ser completado, foi lançado à água na rampa do Clube São Cristóvão, Rio de Janeiro, na manhã do dia 28 de abril. No meio da tarde ele já chegava à Marina da Glória, fazendo uso de seu motor elétrico, uma novidade em veleiros de cruzeiro aqui no Brasil. Fernando Santos, seu proprietário e construtor, estava feliz da vida em ver sua obra flutuando pela primeira vez, depois de ter esperado um bom tempo para que a maré subisse e deixasse o barco flutuando, após tê-lo colocado na rampa do clube na maré baixa.

Para não correr riscos com um motor que não conhecia, pediu um reboque até as imediações da marina, quando então seguiu por conta própria até entrar em sua vaga no finger de mais difícil acesso dessa marina, o mais próximo da orla, tendo para isso que manobrar entre uma grande escuna e o paredão da enseada em um espaço de poucos metros. Foi então que o Solaris mostrou sua primeira virtude. Ele é muito bom de manobra, seus lemes respondem muito bem ao comando, e o barco praticamente ficou pivotando em seu eixo.

Um detalhe interessante do Solaris é seu motor elétrico. Ele roda em 48V, suprido por quatro baterias de 12V em série. O barco está equipado com dois bancos desses. O motor tem três bobinas, uma dentro da outra. Uma caixa preta eletrônica, o “controller”, decide automaticamente qual bobina atua, dependendo da carga. O piloto só tem um acelerador/reversor para se preocupar. A marcha a ré é ótima e o barco manobra bem demais. O desempenho do motor é fora de série. Ele é silencioso e eficiente. Não temos dúvida que essa será a propulsão auxiliar do futuro.

pop1_edt

Fernando Santos batizou o Solaris com um vinho espumante produzido na Austrália. Um cliente que tem uma vinícola no estado de Vitória pagou a aquisição de um projeto com uma caixa de vinho. Luis, em sua viagem de férias ao Rio, trouxe uma garrafa desse espumante que foi reservada para reverenciar Netuno quando o Solaris fosse para a água

Mas a nova classe não para por aí. Um próximo lançamento está para acontecer na Turquia. O Hayal, construído por Müntaz Karahan e seu pai, também ficou pronto para ir para a água. O que nos deixa mais entusiasmados é ver o capricho que nossos clientes estão dedicando às suas construções. O Hayal ficou uma joia! Como existem vários outros construtores de Pop 25 naquele país, muita gente está ansiosa para ver o Hayal navegando. Para um projeto tão recente esse entusiasmo pelo modelo é sem dúvida um bom começo.

O Pop 25 está fazendo jus ao nome. Ele já está começando a mostrar que tem tudo para se tornar uma classe realmente popular. Agora as inaugurações começarão a ser mais frequentes, pois existem vários outros barcos ficando prontos. Como ele é nossa aposta no sentido de tornar mais democrático o esporte da vela de cruzeiro, será uma grande alegria para nós poder continuar divulgando os novos lançamentos, sempre que formos sendo informados por seus construtores.

Veja outras fotos do Solaris e do Hayal enviadas por seus proprietários:

Roberto Barros, o “Cabinho”, é projetista e um dos maiores especialistas em construção amadora do Brasil

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio