Para começar bem

Por: Redação -
25/05/2016
Two speedboats on blue Adriatic sea, Croatia

O feriado está aí e muita gente aproveita o tempo livre para navegar. Para ajudar você a ter uma navegação tranquila e sem problemas, NÁUTICA selecionou 7 dicas que podem fazer com que seu passeio de fim de semana seja o melhor possível. Confira:

Peça ajuda

Quem navega está acostumado a ajudar. Por isso, não tenha vergonha de perguntar, principalmente sobre as características do lugar onde vai navegar pela primeira vez. É muito melhor pedir ajuda antes que socorro depois. E esse é um bom momento também para iniciar uma amizade náutica, que, aliás, costuma ser duradoura.

Corra dos grandes

Fuja dos navios, pois eles — até por causa do tamanho — não desviam de ninguém. Por mais que avistem sua embarcação, dificilmente farão uma manobra para evitar uma colisão. O jeito é manter-se sempre atento e desviar dos gigantes quando avistá-los.

De olho no vento

Navegar com vento de popa é sempre a melhor opção, mas caso o vento esteja muito forte e o mar agitado, posicione sua embarcação em um ângulo de 45 graus e continue navegando. Isso evita que o barco comece a surfar nas ondas e fique incontrolável.

Ancore com segurança

Sempre que precisar ancorar, faça isso com a proa voltada para as ondas. Esse posicionamento evita que a água entre pela popa, que fica mais perto do nível da água. E mesmo que o motor apague, por qualquer motivo, nunca deixe o barco à deriva — ancorar vai deixá-lo mais seguro enquanto procura ajuda.

Mantenha o equilíbrio

Se seu barco tiver flapes, não economize. Eles são de grande ajuda na hora de equilibrar o casco e mantê-lo sempre nivelado. Se, por exemplo, seu barco estiver com muito peso na popa, abaixe os flapes para descer a proa. Isso vai ajudar a manter a navegação suave.

Não brinque com fogo

Incêndio é a principal causa de “perda total” em barcos, muito mais que naufrágios. Por isso, nunca improvise: exija uma instalação elétrica segura e feita por profissionais qualificados. Os tão apreciados churrascos também devem ser feitos com muito cuidado.

Ajude o motor

Aditivos melhoram o desempenho dos barcos, mas sua principal função é prolongar a vida útil do combustível. Isso porque você vai ficar, no mínimo, uma semana sem navegar e o combustível permanecerá no tanque. Nesse tempo, ele pode envelhecer e prejudicar o desempenho do motor.

Foto: Fotolia

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina