Optimist na represa

Por: Redação -
16/06/2014

No início de junho (7), foi a realizada a primeira regata na Raia 4 Solo Sagrado/ Farol do Pirata, uma área ainda pouco explorada por velejadores, com apoio do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) e a Federação de Vela de São Paulo (Fevesp) .

A prova contou com 26 Optimists e jovens velejadores com idades entre 6 e 16 anos. Além de troféus, os ganhadores ainda participaram dos sorteios de um aparelho de TV e quatro bicicletas. Para os adultos, foram sorteados cursos de Arrais, a habilitação para conduzir embarcações.

Lars Björkströn, campeão na classe Tornado durante os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, prestigiou o evento, foi homenageado pelos Piratas do Farol e ainda dividiu sua experiência com os pequenos velejadores. Segundo ele, o iatismo é um esporte ecológico, não exige tanto preparo físico, o nível de perigo é desprezível e pode ser praticado em qualquer idade. Além disso, é muito útil para estimular a independência e responsabilidade na criança. Em alguns países o iatismo é também largamente usado para estimular o trabalho em grupo, completou. Vale lembrar que a seleção alemã de futebol passou por um trabalho desse tipo num veleiro, antes do início dos jogos da Copa FIFA/Brasil.

A ideia, segundo William B. Silva, organizador do evento foi incentivar a dedicação ao esporte que oferece desafios reais, proporciona contato maior com a natureza e ensina a respeitá-la. Entre os participantes estava também Fernanda Fernandes Silva, considerada a mais jovem velejadora do país.  A garota iniciou no esporte antes dos 5 anos, incentivada pelo pai. Hoje, aos 8 tem seu próprio Optmist. Só não ganhou ainda autorização para colocá-lo na água sem acompanhamento de um adulto.

Os pais ganharam uma confraternização na margem da represa, com exposição, test drive e venda de produtos náuticos. A regata foi patrocinada pela Remar, Itaipava, Oxford in, Renault Itavema France, Printcast, Prohabitar e Casa do Churrasqueiro, Marmoraria Cruzeiro, PerShow, Tom&Cat e Farol do Pirata. “Acho que contribuímos com o esporte, a educação das crianças e com o meio ambiente. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, e, acredite, terminada a festa, a margem estava completamente limpa”, comemorou William.

Veja fotos da competição:

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024