Novos portos

Por: Redação -
14/03/2016
O governador Simão Jatene, participou nesta sexta-feira (15), da assinatura da ordem de serviço para o início da reforma no local que abrigará o novoTerminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia Docas do Pará (CDP). Na foto: Companhia Docas do Pará (CDP) FOTO: ARQUIVO AG. PARÁ DATA: 15.02.2013 BELÉM - PARÁ

O Estado do Pará deverá receber seis portos, por meio de leilão realizado pelo Governo Federal. Das 253 embarcações que serão construídas para os empreendimentos, em torno de 90 deverão ser fabricadas pelo setor local. A ação deverá fomentar a economia da região, com geração de emprego e renda. A notícia deu novo alento ao polo naval do Amazonas.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), Matheus Araújo, todos os seis portos a serem construídos no Pará contarão com a participação de todos os estaleiros a nível nacional, inclusive os do Amazonas. Para ele, o polo naval local já mostrou competência e maturidade, sendo o segundo maior polo do país em volume de construção com o porto graneleiro, localizado no município de Itacoatiara, que ele afirma ser um dos mais importantes do mundo.

O segmento naval do Amazonas ainda espera melhorias e a implantação de um polo onde os estaleiros ficarão concentrados. De acordo com Araújo, o sindicato trava uma luta por uma área de implantação comum entre os estaleiros divididos pelo Estado para que o polo naval do Amazonas seja instalado de forma definitiva e organizada. No novo local haverá uma política de destinação dos resíduos sólidos, escola de inclusão social da comunidade em torno, visando à inclusão para atender população do entorno em todos os níveis de assistência social, educacional e saúde.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024

    K&L Flex leva colchão focado em aplicações náuticas ao Rio Boat Show 2024

    Expositor confirmado no salão carioca apresentará cinco produtos ao público