Navio-veleiro da Marinha do Brasil é reequipado para participar de regatas internacionais

0
478
Foto: Divulgação

Para ter a segurança de passar muitos meses em alto mar e minimizar a chance de imprevistos, é preciso ter plena confiança nos instrumentos que equipam uma embarcação. Por este motivo, a equipe técnica da Marinha do Brasil responsável pelo veleiro Cisne Branco resolveu substituir todos seus controladores de temperatura no início deste ano. O processo de instalação dos novos dispositivos, agora integralmente fabricados pela Full Gauge Controls, já está finalizado. O objetivo principal foi deixar o navio pronto para duas importantes regatas internacionais que acontecem no meio deste ano.

De acordo com o Sargento Eletricista da Marinha do Brasil, Guilherme Soares, a possibilidade de usar o Sitrad, sistema de gerenciamento remoto desenvolvido pela Full Gauge Controls, também foi uma das razões para optarem pela marca. “Além da confiabilidade e simplicidade no manuseio dos equipamentos, com interfaces que podem ser acessadas facilmente, ainda temos todas as funcionalidades do sistema, disponíveis de forma gratuita”, destaca. O download do software é grátis (em www.sitrad.com.br) e para usá-lo é preciso apenas conectá-lo aos controladores da marca e possuir um dispositivo (tablet, computador ou celular) com acesso à Internet. Com os dados e gráficos fornecidos pela ferramenta em mãos, o intuito da equipe é otimizar os processos dentro do navio, e, por consequência, aumentar a eficiência energética.

LEIA TAMBÉM
>>Mercury Marine confirma participação no 22º São Paulo Boat Show
>>Aceleramos a Real 365 Special Edition. Veja o teste completo em vídeo
>>Primeira unidade da Armatti 450 Sport Coupé será entregue este mês

Entre os produtos selecionados pela Marinha para fazerem parte da embarcação estão: o MT-543E plus (para climatização das duas plantas de ar condicionado), o TC-900E Log (responsável pela câmara de congelados), o MT-512E Log (encarregado da câmara de refrigerados), o PCT-410E plus (para controle da pressão das câmaras frigoríficas), e o RT-607E plus (empregado nos boilers de aquecimento da água do navio). Todos instrumentos serão conectados ao Sitrad, para que a equipe possa gerenciar os equipamentos e avaliar os dados remotamente com facilidade.

O Cisne Branco representa o Brasil em duas importantes competições internacionais . A primeira é a Rouen Armada, considerada o maior evento do calendário náutico mundial, que iniciou dia 6 e vai até 16 de junho, na França, e reúne cinquenta embarcações e mais de 10 milhões de visitantes. Depois disso o veleiro segue para a Tall Ship Races, que contará com competidores do mundo todo e inicia no dia 3 de julho, passando pela Noruega e Dinamarca.

Veleiro de origem holandesa, foi incorporado no ano 2000 à Marinha Brasileira. Em 2016 a embarcação participou do revezamento da tocha olímpica no Rio de Janeiro. Só no ano passado, o Cisne Branco recebeu mais de 329 mil visitantes nos 17 portos internacionais que visitou. O navio busca estimular o culto às tradições navais, além de representar o país em importantes eventos nacionais e internacionais.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones