Mini 6.5

Por: Redação -
20/09/2014

O primeiro veleiro da classe internacional Mini 6.5 Transat fabricado no Brasil fará sua estreia nacional na mais tradicional regata da classe oceano gaúcha, o Troféu Seival, que larga hoje (20) em Porto Alegre. O barco será tripulado pelo velejador Nelson Ilha e Maurano Castilhos, do estaleiro Skipper, fabricante do veleiro de 21 pés. A regata promovida há 44 anos pelo Veleiros do Sul é de 70 milhas de distância com percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Será um bom teste para o Mini 6.5 porque nesta época do ano há predominância de ventos fortes na Lagoa dos Patos.

“Nós iremos correr na classe livre e será o primeiro teste do barco em uma regata longa. Tivemos a oportunidade de velejar com o projetista do Mini 6.5, Nestor Volker e com o velejador baiano Kan Chu, que participou da Mini Transat em 2011 e eles deram várias dicas importantes”, contou Nelson Ilha.

O estaleiro Skipper é o pioneiro no Brasil na fabricação dessa classe que integra a regata internacional Transat 6.50 (MiniTransat), criada em 1977 para velejadores solitários que larga da França e chega no Brasil, num desafio pelo Oceano Atlântico. Conforme Marion Castilhos, diretor do estaleiro, o barco será homologado na França e a classe registrada no Brasil. “Quando sair a homologação o qualifying para a MiniTransat poderá ser feito em nosso País. Os velejadores não precisarão ir várias vezes à França para correr as regatas classificatórias”, diz Marion.

A etapa final do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano começa hoje, dia 20, com a realização das regatas longas: o 44° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e ainda a 25ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS e Microtoner 19, de percurso menor, cerca de 40 milhas. O Circuito Conesul tem o apoio da Delta Yachts.

Foto: Ricardo Pedebos/VDS

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril