Itajaí Sailing Team escala equipe para disputar Regata Lineares e 1ª etapa do Estadual de Oceano

Por: Redação -
16/06/2017

O Itajaí Sailing Team – espécie de embaixada flutuante de Itajaí e que representa a cidade em competições oficiais – escalou sua equipe de velejadores para disputar a Regata Lineares e Primeira Etapa do Estadual de Oceano, em Florianópolis, como forma de marcar o 157º aniversário de emancipação do município, celebrado 15 de junho. A competição, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina, será realizada dias 24 e 25 de junho e servirá como uma espécie de clínica de vela para a participação na 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que acontece de 7 a 15 de julho.

A decisão de escalar os velejadores para disputar a regata em Florianópolis dentro do mês do aniversário do município é uma forma que a coordenação do projeto encontrou para homenagear Itajaí e agradecer à confiança da comunidade e apoiadores. A cidade – única do país que tem uma equipe oficial de vela – é também uma referência em sediar competições náuticas, como a Volvo Ocean Race, que estará de volta em abril de 2018. Os itajaienses, atuais campeões estaduais, chegam à capital catarinense com a missão de defender o título, tendo a bordo o velejador olímpico, André Bochecha Fonseca.

Atualmente, o time de vela está se preparando para disputar a Semana de Vela no litoral norte de São Paulo (SP). O evento terá participações de atletas olímpicos, amadores e da comunidade de Ilhabela, que todos os anos recebe mais de 1 mil competidores. Na área esportiva, serão nove classes de barcos em disputa. Fora da água, a organização terá uma Race Village nos mesmos moldes de grandes competições internacionais, com atrações para todos que estiverem por lá nas férias de julho.

De acordo com Gastão Furlin, coordenador do Itajaí Sailing Team, o engajamento dos velejadores em levar o nome de Itajaí às mais diversas regiões do País é uma justa homenagem ao município que os apoia desde o lançamento do projeto. “Entendemos que, quanto maior a participação e engajamento dos velejadores, mais contribuímos para a consolidação de nossa condição de incentivador do esporte náutico no município”, pontua.

O time itajaiense vai competir na categoria IRC a bordo de um veleiro da classe Soto 40 com 10 tripulantes, incluindo a presença da nova velejadora mirim Brenda Furlin, 13 anos, que segue uma tendência mundial da vela de incluir mulheres nas equipes de vela. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Marina Itajaí, Molim e Clindex.

Fotos: Itajaí Sailing Team/VOR/Divulgação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas