Irmãos Grael conquistam mais uma medalha para a vela brasileira

0
2356
Foto: Nanci Bernard

No Mundial da classe Soling, disputado em Muiden, na Holanda, os brasileiros Nelson, Gustavo e Felipe Ilha, do Veleiros do Sul, venceram a última regata no dia 22 de setembro, e conquistaram a prata, com 27 pontos perdidos. Eles ficaram atrás somente da tripulação da Hungria comandada por Farkas Litkey (22 p.p.).

Já em Vancouver, no Canadá, os irmãos Torben e Lars Grael velejaram ao lado de Renata Pellicano, Markus Temke e Colin Gomm e ficaram com a medalha de bronze no Mundial de Veleiros Clássicos de 6 metros (27 p.p.), encerrado também no dia 22. A tripulação brasileira velejou a bordo do icônico Saskia, barco projetado em 1934 com a grife britânica de Sir William Fife. E, numa disputa de realezas náuticas, o título da competição foi conquistado pelo Rei da Espanha, Don Juan Carlos de Borbón, com 22 pontos perdidos.

“Vencemos a primeira regata do dia para fechar o evento na terceira colocação. Vitória para o rei da Espanha, Don Juan Carlos. Obrigado a todos pela torcida!”, afirmou Lars Grael.

MUNDIAL DE RS:X

A brasileira Patrícia Freitas encerrou neste sábado, dia 23, sua participação no Campeonato Mundial da classe RS:X, em Enoshima, no Japão. Após uma semana de ventos inconstantes, com direito a tufão nos primeiros dias de competição, a velejadora ficou na 22ª colocação, com 130 pontos perdidos. Agora, Patrícia volta sua atenção para a disputa da Copa Brasil de Vela, prevista para o período de 09 a 16 de dezembro, em Ilhabela (SP).

Foto: Robert Hajduk

O pódio feminino do Mundial de RS:X foi totalmente preenchido pela China. A vice-campeã olímpica Peina Chen conquistou o título, com apenas 44,7 pontos perdidos. A prata foi para Jiahui Wu (50 p.p.), e o bronze ficou com Yunxiu Lu (56 p.p.). No masculino, outra vitória chinesa, com Bing Ye conquistando o ouro (51 pontos perdidos). O suíço Mateo Sanz Lanz levou a prata (53 p.p.) e o chinês Mengfan Gao ganhou o bronze (68 p.p.)

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Mundial de 6M

1 – Bribón Gallant, Don Juan Carlos de Borbón (Espanha), 22 pontos perdidos

2 – Goose, Peter Hoffmann (EUA), 25 p.p.

3 – Saskia, Lars Grael (Brasil), 27 p.p.

Mundial de Soling

1 – Farkas Litkey/ Karoly Vezer/ Gabor Oroszlan (Hungria), 22 pontos perdidos

2 – Nelson Ilha/ Gustavo Ilha/ Felipe Ilha (Brasil), 27 p.p.

3 – Igor Yushko/ Sergey Pichugin/ Igor Severianov (Ucrânia), 33 p.p.

9 – Kadu Bergenthal/ Eduardo Cavalli/ Renan Abrahan Oliveira (Brasil), 64 p.p.

11 – Henrique Ilha/ Fernando Ilha/ Marcelo Azevedo (Brasil), 74 p.p.

Mundial de RS:X Feminino

1 – Peina Chen (China), 44,7 pontos perdidos

2 – Jiahui Wu (China), 50 p.p.

3 – Yunxiu Lu (China), 56 p.p.

22 – Patrícia Freitas (Brasil), 130 p.p.