Grupo de jet do Sul realiza travessia internacional em território uruguaio

0
1475

No dia 1º de outubro, o grupo Jet Trip de Pelotas realizou uma travessia internacional inédita em território uruguaio a convite da AUJMA (Associação Uruguaia de Jet). Os participantes saíram da cidade de Jaguarão em direção à Lagoa Mirim, que une os dois países.

A travessia contou com 15 tripeiros (como são chamados os integrantes do grupo), entre eles, Julio Gil (o Homem Jet), um dos maiores incentivadores do esporte em nosso país. O trecho foi de 149,2 km, ida e volta, passando pela Ilha do Taquari, foi realizado o tradicional churrasco, e pelo Rio Taquari, ambos no Uruguai.

A Marinha Uruguaia concedeu autorização especial para a travessia por ser um grupo experiente nesta modalidade, já que o rio que dava acesso à lagoa estava sem margem devido à grande enchente na região.

“Procuramos a melhor previsão possível e acertamos em cheio. Pegamos uma lagoa raramente lisa e uma temperatura agradável para essa época no sul do do Brasil”, comentou André Guerreiro, um dos integrantes do grupo pelotense.

Segundo Julio Gil, durante seus 30 anos de jet nunca tinha feito uma travessia em águas Uruguaias. “Já participei de alguns grupos no Brasil, mas nunca tinha visto um como este. Eles são nota mil em termos de união e organização. Foi um privilégio poder estar com esse grupo!”, afirmou Gil.

O grupo foi chamado de “Nada los para” pelo presidente da AUJMA, após sua chegada, fazendo alusão à coragem e à determinação dos tripeiros.