Revista Náutica

Escolha seu fórum e navegue à vontade
Hoje é Sáb Mai 18, 2013 4:05 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 352 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 24  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Cimitarra 260 com hidrojato
MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 8:42 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Mar 06, 2010 10:51 pm
Caros Amigos,

finalmente cheguei no final de minha busca.

Agora já foram as opções, vontades, melhor ou pior, etc.etc.

Comprei a seguinte lancha:

Casco Cimitarra 260 Maxia - ano 2006 (porém nunca navegou, ficou em um galpão coberto)

Motor Indmar 5.7 V8 - ano 2008 (porém nunca rodou, ficou hibernado)
Coloco aqui a descrição técnica do motor em inglês:
"
Overview

Expect nothing less than perfect power day-after-day from solid hole shots through top end.

Standard equipment for the 2007 Indmar 5.7L is Indmar's ETC system - Electronic Throttle Control with Cruise. The Indmar developed system allows the helm throttle control to electronically connect to the engine's ECM. Throttle response is quick and smooth. The Electronic Throttle Control with Cruise feature is a bonus to recreational water-ski and wakeboard families.

Based on the GM Vortec 5700 (5.7L/350 CID) block, it's field-proven multi-port electronic fuel injection (MPFI) system is matched to Indmar's custom designed two-plane intake manifold for reliable, torque-heavy performance. Other features include free-breathing Vortec heads and roller cam. It's brain is Delphi's most advanced water resistant ECM (Electronic Control Module) the MEFI-5 hardware/software system. The MEFI-5 system is custom calibrated by Indmar to provide maximum performance and drive ability. By custom calibrating the ECM to match hull design requirements and intended boat application this process allows boat and motor to perform as one seamless unit. The three-dimensional system precisely manages fuel, ignition and air. It is programmed to deliver the power skiers' and wake boarders' need, plus the classic turnkey starts, unhesitating dependability and fuel efficiency that only Indmar can deliver.

Indmar's 5.7L is protected by Indmar's 3-year limited warranty that covers fuel and electrical systems.

Certified: 3-Stars Ultra-Low Emission by California Air Resources Board 2007.

General Specs
Displacement: 5.7L / 350 CID
Cylinders: V-8
Bore & Stroke: 4.00 x 3.48
Compression Ratio: 9.4:1 (High-flow Vortec heads)
Exhaust: 2 Piece Designed Manifold.
Fuel System: Multi-port electric fuel injection (MPFI)
ECM: Delphi MEFI-5 hardware/software system that is custom calibrated by Indmar.
Ignition: HVS High Voltage Switch Ignition System
Fuel Required: Unleaded, 89-octane minimum.
Oil Type: Pennzoil Marine (SAE 15W-40), service SJ/CG4
Oil Capacity: 5.5 quarts with filter
Oil Filter: Pennzoil PZ3
Spark Pugs: 41-993 (Platinum Tip)
Max. RPM: 5,000
Warranty: Factory-Backed 3 year limited warranty including fuel and electrical. High Output 70-Amp Alternator: Produces 25 amps at idle.
Heavy-Duty Sealed Wiring Harness:
Exclusive Multi-step Paint Process: To insure maximum protection from rust and corrosion.
Beltless, Crankshaft Driven Seawater Pump: Works better and it lasts longer.
Marine-Specific Circulating Water Pump Impeller:
Serpentine Alternator and Circulation Water pump Belt:
Advanced Valve Train: Camshaft with marine-specific performance profile increases low-end torque for hole-shots, while lengthening the flat torque curve for excellent top-end power. Hydraulic roller lifters allow use of fast-action cam lobes to boost power while retaining a quiet idle and reducing friction and wear. "

Hidrojato "ANGEL JET POWER"
Coloco aqui a descrição conforme site do fabricante que conheci pessoalmente
"
Trata-se de um sistema de propulsão para embarcações de trabalho, esporte ou lazer, que elimina reversores, eixos, hélices, hidráulicos, lemes flaps, direção hidráulica, multiplicadores, qualquer tipo de engrenagens, e ainda permite eliminar a bomba dágua de sucção externa para a refrigeração do motor.

Este sistema de propulsão está altamente desenvolvido em todo o mundo e sendo aplicado a todos os tipos de embarcações, desde infláveis a até navios existindo assim vários tipos, como o de "FLUXO AXIAL", o qual opera em motores de alto giro (jet skis, jet boats, motores de popa e hidrojatos europeus) e do tipo de americano, de "FLUXO MISTO", o qual opera em BAIXO RPM e alta cavalagem a partir de 100 HPs na versão DIESEL e 150 HPs na versão GASOLINA), havendo para cada tipo de hidrojato, vários tamanhos e modelos, cada um para um determinado tipo de embarcação e gama de motores, sendo este tipo, o ANGEL JET POWER (FLUXO-MIXTO), o único com alta performance para mar grosso (OFFSHORE) e que dispensa o uso de multiplicadores ou redutores."

Vou agora colocar o barco em funcionamento, dar uma boa lavada no casco e colocar na água...

Vou tentar documentar todo este processo para que vcs conheçam este sistema de propulsão e este motor que me pareceu muito bom uma vez que é um motor que já nasce marinizado e o custo das peças é muito interessante (entrei em contato com o fabricante e é MUITO mais barato que Volvo). Vai que eu também desmistifico o casco Cimitarra....

O barco estará em uma marina em Paraty provavelmente daqui a duas semanas. Hoje ele está em Caraguá.

agradeço toda a colaboração dos participantes do fórum no processo de compra de minha embarcação

abraços

Roberto

Assunto do Tópico: Re: Cimitarra 260 com hidrojato
MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 8:49 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Jan 15, 2008 12:12 am
Roberto, mais uma vez, PARABÉNS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

MAS, CADÊ AS FOTOS????????!!!! :lol: :lol:

Vou te fazer uma visita em PARATY...

Abraços ;)
Fernando Previdi

previdi@gmail.com | Vivo (11) 997-582-701 | Nextel (11) 7894-5052 ID 9*86107

MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 9:01 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Ago 27, 2009 3:00 pm
Parabéns!

Barco "novo" é só alegria!

Lancha Le Blanc - Alternativa Marlin 19/Mercury 115 EFI 4t
Lancha Matuta - ArteFort Squalus 5000/Yamaha 15 FMHS

Conheça o Fórum Náutica!!

MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 9:04 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Dom Out 31, 2010 1:03 pm
Tive o prazer de conversar com o dono da Angel Marine, na época q cotei orçamentos para colocar na minha embarcação!
O site dele é muito carregado ( e tb confuso ) mas possui muita informação!
http://www.angelmarine.com.br/
Conversar com ele é muito bom, ele tira muitas dúvidas e joga limpo (o q pareceu), mas só foca lancha com VELOCIDADE.
Na época tinha uma Cimitarra 270 e ele tb teve uma embarcação destas e me passou muitas dicas!
O problema q ele sempre defende o uso de motores a gasolina, leia as enquetes nos link's do site dele pra confirmar!

Sobre o Hidrojato q vc comprou!
Algo misto q ele desenvolveu, e gostariámos de ver o relato do proprietário!

Como fica a MANOBRABILIDADE da embarcação em relação a Rabeta e Pé-de-Galinha?
Rendimento e velocidade em relação com o mesmo motor utilizando rabeta?
O problema é comprar a sua embarcação com outra com mesmo motorização, pois não tem muitas no mercado!

E pra finalizar, PARABENS PELA COMPRA e DIVIRTA-SE!!!

MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 9:49 pm 
Usuário primeira classe

Caros amigos,

são poucas fotos porque não tive como tirar fotos no dia em que visitei o barco, assim que for até lá prometo tirar todas

Anexo:
cimitarra.jpg
cimitarra.jpg [ 22.27 KiB | Visualizado 3788 vezes ]

Anexo:
Ind5_7webweb.png
Ind5_7webweb.png [ 61.71 KiB | Visualizado 3788 vezes ]

Todas as questões técnicas peço que tenham paciência pois ainda não andei com a lancha.

Quanto ao Angelo e seu hidrojato. Conversei longamente com ele e me mostrou ser uma pessoa muito sincera e honesta. Tecnicamente ele também me pareceu muito consciente e entendedor do assunto.

Realmente o assunto preferido dele é velocidade, mas ele foi muito flexível comigo porque levei minha esposa e meu filho de 7 anos, onde ele percebeu minhas intenções de uso do barco.

Não me pareceu um defensor incondicional de motores a gasolina. Ele tem razão quando diz que um conjunto diesel novo comparado a um conjunto gasolina novo, com a mesma potência, fica com uma relação custo x benefício muito baixo se não for usado pelo menos umas 200 horas/ano rodando a velocidade de cruzeiro. É pura matemática já que no Brasil a relação do preço Gasolina/Diesel é 2 para 3. Além disso, os motores diesel automotivos marinizados e repotenciados que poderiam ter um custo de aquisição menor, muitas vezes empacam nas soluções de propulsão, já que as rabetas normalmente são preparadas para altas rotações. Sobra pé-de-galinha? Rabeta de superfície? Reversor? Hidrojato?

Quanto ao hidrojato dele fiquei muito bem impressionado com a qualidade de projeto (é americano) e com a construção das peças. Me passou muita confiança a forma com que ele controla a qualidade e o esmero dele em fazer um produto que funcione.

Aliás o lema dele até agora para mim foi o melhor de todos "A melhor parte de um barco é aquela que não quebra!"

Quanto à possibilidade de desengatar, não dá. O motor é unido ao hidrojato por um cardan. Vc (pelo jeito) mantem o barco parado através do posicionamento do difusor do hidrojato em marcha lenta.

Previdi, acabei indo na sua e comprando um barco quase zero....

abraços

Roberto

MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 9:57 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Jan 26, 2011 10:57 pm
Ae...parabens e que traga muitas alegrias e também informaçoes pra nós pois não é um sistema muito conhecido pras lanchas daqui no Brasil....mas tomara que vc goste e acabe por nos trazer mais uma bela opção de motorização pra quem quer uma lancha.

MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2011 10:26 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Dez 03, 2009 10:58 am
Roberto,
Talvés (só sugestão) seja melhor você contratar algum marinheiro com experiência neste tipo de propulsão para você pegar o jeito da coisa.
Abraços e parabéns.

MensagemEnviado: Ter Mar 22, 2011 12:10 am 
Usuário primeira classe

Caros,

vou pedir ao próprio Sr. Angelo para que me oriente navegando. Minha idéia é passar uns 4 dias acertando a lancha junto com ele. O motor ainda deve ser amaciado e vou fazer isto junto com o Sr Angelo. Achar marinheiro experiente com hidrojato? Acho só a galera do Jet-Ski.....

Previdi - por favor, venha mesmo, será um prazer conhecê-lo. Quem sabe jantamos no Punto DiVino em Paraty após uma boa navegada?

sds

Roberto

MensagemEnviado: Ter Mar 22, 2011 9:56 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Jul 07, 2005 12:14 pm
No meu Jetboat que tive tem um intermediário, ficava bem no meio da turbina e funciona legal, para pilotar vai ser mais fácil que imagina, só tome cuidado para quando for fazer alguma curva se desacelerar totalmente ele vai reto, sempre lembre-se o seu leme é o hidrojato portanto as vezes é melhor acelerar para desviar de alguma coisa que desacelerar, e para manobra é ao contrario na ré, você vai pegar o jeito na primeira hora de navegação, curta bastante pios é muito gostoso pilotar uma lancha com hidrojato, para quem nunca pilotou é uma experiência muito boa...

MensagemEnviado: Qui Mar 24, 2011 9:08 am 
Usuário primeira classe

Caros,

ansiedade realmente pode matar!!! Não consigo quase nem dormir!!! :P :P

Estou pensando em colocar um motor auxiliar na lancha já que vou usá-la no mar e com minha família quase sempre.

Um motor Honda 20 hp 4T de popa é suficiente? Ou é muito?

Pensei nele por conta da qualidade Honda e porque poderia usar o mesmo tq de combustível da lancha, que aliás é de inox e fica fora do casco (o original da cimitarra está desativado).

Outra idéia que recebeu aplausos da galera em casa seria eu comprar um Jet pequeno e dar um jeito de levá-lo junto (ou navegando ou preso à lancha), mas acredito que neste caso eu comprometeria muito o desempenho da lancha em função do peso, tamanho. Estou errado?

Quanto ao GPS/SONDA. Se alguém tiver uma boa oferta para mim, estou interessado. Encontrei um Garmin modelo 2108. Ele tem uma tela de 7" ou 8", é necessário?

Outra informação que me passaram na marina é que naquela região de Paraty/Angra a sonda não é muito útil, que eu investisse mais num GPS moderno com boas cartas para desviar principalmente das lajes e das áreas de maior risco. É isso mesmo?

agradeço as opiniões

sds

Roberto

MensagemEnviado: Qui Mar 24, 2011 6:16 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Jan 15, 2008 12:12 am
Olá!

Quanto a GPS, concordo que na região de ANGRA é fundamental um BOM Chartplotter, com boa carta da região...... É claro que "quem nasceu lá" ou conhece aquilo com a "palma da mão" pode dizer que é dispensável... mas no meu caso, acho bem importante (para segurança).

Hoje eu uso o GARMIN 525S (já vem GPS e sonda) e tela de 5 polegadas... No meu caso atende plenamente. É claro que uma tela maior seria muito bem vinda. Com a carta da GARMIN G2visionPlusXYZ... Já ouvi relatos de que a carta da GPS Mapas é melhor (e serve nos aparelhos GARMIN).

Com relação a preços... se puder comprar lá fora vai pagar (bem) mais barato...

Abraços ;)
Fernando Previdi

previdi@gmail.com | Vivo (11) 997-582-701 | Nextel (11) 7894-5052 ID 9*86107

MensagemEnviado: Sex Mar 25, 2011 12:53 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Nov 06, 2010 5:32 pm
Roberto Xará,

Parabéns!!!!

Estou seriamente considerando colocar hidrojato na minha Vega 340: dois diesel marinizados com hidrojato.
Falei longamente com o Sr. Angelo...li e reli sobre o assunto.
Ele, Sr. Angelo, me pareceu gente boa...e fica "pertinho" do meu "entorno" náutico.
Antes mesmo do Rio Boat Shpw, devo dar uma passada no estaleiro Vega e lá no Sr. Angelo...
Ele tentou, no início, me convencer a colocar gasolina, mas depois de entender os argumentos, somente me incentivou...
Vamos discutir um pouco mais estaa propulsão dele...como você disse, é um projeto americano e ele fabrica, certo? Você chegou a perguntar sobre peças, assistência técnica? Como é a garantia?

Quanto ao caso GPS e Sonar, lembre-se: sempre tenha um GPS (quem diria, eu falando isto...) porque você nunca sabe onde vai navegar e a que horas....Sonar hoje é quase enfeite...

Abraços.

MensagemEnviado: Sex Mar 25, 2011 10:00 am 
Usuário primeira classe

Caros,

vou dar uma olhada neste fim de semana em alguns GPS e cartas. Pelo jeito não vou gastar dinheiro com sondas.

Quanto ao hidrojato e ao Sr Angelo, ele realmente é uma pessoa sincera. Ele produz o hidrojato de fluxo misto no Brasil com um projeto americano. Ele afirma categoricamente que, apesar de ter peças de reposição para qualquer parte do hidrojato, o equipamento não quebra. E isto acontece por duas razões:

1- como ele constrói o hidrojato sob encomenda, ele dimensiona todas as peças e partes de acordo com o motor, tirando toda a potência e torque disponível através do dimensionamento do rotor e do tamanho do hidrojato (que se eu não me engano são três tamanhos). Pelo que entendi a construção é em alumínio com tratamento de superfície, se for isto mesmo é coisa de primeiro mundo. O alumínio com tratamento de superfície é um material extremamente resistente a desgaste.

2- o hidrojato não tem engrenagens e outras partes móveis fora do eixo de acionamento, é exatamente como uma bomba centrífuga com um caracol diferente. Na minha empresa tenho umas 40 bombas centrífugas funcionando 24 horas sem parar e existe desgaste, mas não quebra. Precisa tomar cuidado com a lubrificação e as gaxetas. Mas por exemplo, não tem óleo como nas rabetas, só graxa.

Antes de me decidir a comprar a lancha com hidrojato fui pesquisar tudo isso e cheguei à conclusão de que em termos de confiabilidade é bem melhor que rabeta (principalmente usada...).

Antes de se decidir, espere eu começar a andar e testar, vou postar muita coisa aqui, fotos vídeos, minhas dificuldades, etc.

Não tenho nenhum interesse em promover o hidrojato se não for algo bom. Fiz a minha aposta.

E se vier para estes lados, está também convidado a testar a lancha. Com cerveja!!!

sds

Roberto

MensagemEnviado: Sex Mar 25, 2011 10:16 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Jul 07, 2005 12:14 pm
Para sua lancha coloque um motor de apoio de 15hps 2t não mais que isso se não vai ficar com peso extra na popa este motor já pesa uns 35 kilos se colocar um 4t passa fácil de 50kg...

Se achar um lugar para deixar ele dentro da cabine melhor ainda!!!

Sua lancha tem flap?

Como já disse tive um jetboat, como era uma 16 pés não precisava, mais talvez precise para regular a distribuição de peso e a inclinação da proa, como não tem rabeta a placa fica mais ou menos regulada para o meio termo, com um mar mais picado não tem como baixar mais a proa ou subir como na rabeta...

MensagemEnviado: Sex Mar 25, 2011 1:00 pm 
Usuário primeira classe

Legal Davidson,

então para apoio 15hp dá? Vou atrás disso.

Quanto aos flaps, a lancha não tem. O Sr Angelo (quem fabricou e instalou o sistema de propulsão) está me informando que com o sistema dele não tem necessidade de trim e flaps. As lanchas grandes que ele tem lá com + de 30 pés não tem nada.

Vou testar... é tudo muito diferente... se funciona, quebraremos vários paradigmas, se não funciona, vou ter que arrumar uma rabetinha....

Espero estar navegando com ela no final de semana do dia 02 e finalizar o amaciamento do motor.

Daí vou colocar os enfeites da patroa e curtir um outono na água...

sds

Roberto

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 352 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 24  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas