Olá Pessoal, bom dia..
estava pensando com meus botões aqui... e cheguei a seguinte conclusão:
"De início, somos todos inexperientes. A medida que vamos vivendo (navegando) vamos adquirindo um repertório de situações que nos ajuda a sair de cenas complicadas."
Esse fds eu peguei o mar bravo pela primeira vez na minha vida.. =) tentando (e ficando) na "porta" do canal de itanhaem.... vou te falar que meu coração bateu mais forte... e quando eu vi que não ia dar pra sair, meia volta na minha jangada....

Meu pai sempre falou sobre como um cara que navega mal consegue virar um barco seguro... então eu pensei: Poxa... se todos somos inexperientes (de início), sempre estaremos encontrando situações novas...
Pensando nisso (e na segurança dos beginners - como eu) tenho algumas dúvidas aqui, e sempre que alguém tiver alguma dica sobre o assunto, eu gostaria muito de ouvir....
Por ex:
Considerando uma lancha pequena (menor que 27 pés) motorizada com popa ou rabeta,
- Se vc está navegando por um canal, represa ou uma enseada.. e vc suspeita que existem bancos de areia por alí... como devemos proceder?
- Vc está saindo e o mar está meio bravo. O certo é pegar as ondas SEMPRE de frente? Quando é o momento de acelerar e reduzir? antes da onda, na crista ou depois, qdo vc está "descendo" da mesma?
- Vc saiu p/ mar e estava tranquilo... de repente, o mar começa a ficar agitado.. vc decide voltar... agora as ondas estão vindo por trás de vc. Como proceder na direção, aceleração e redução?
- Na entrada de um canal, vindo do mar, as ondas estão vindo de bombordo, te jogando p/ pedras ou praia. Penso que não dá pra ir de frente, pq meu objetivo é entrar no canal. Mas pegar uma onda de lado não é bom negócio.... e agora?
essas são algumas das dúvidas que surgiram na minha primeira navegação complicada...
muito obrigado!
Azp.