|
HÉLICE Saiba como escolher o hélice e identificar defeitos
P. Qual hélice devo usar no meu motor do meu barco? R. Primeiro determine qual será o tipo de uso do barco e qual será a carga carregada. Se o barco anda normalmente com uma carga , ficará mais fácil determinar qual tipo de hélice, mas se a carga for variada e o uso múltiplo a escolha de duas hélices será o melhor resultado.
P. Porque trocar o hélice? R. Normalmente o hélice que acompanha o motor não é específico para o seu uso, e sim para uma gama grande de barcos que na sua maioria andam satisfatoriamente com este hélice.
P. Como posso saber se o hélice que veio com o motor é o ideal? R. Para se saber qual é o hélice ideal, será necessário obter algumas informações do motor e alguns testes com o hélice atual. 1- verifique com o fabricante do seu motor qual é o R.P.M. máximo permitido pelo fabricante do motor. 2- Verifique ,através de teste qual é o R.P.M. atingido com o hélice que veio com o motor. 3- Caso o R.P.M. necessário esteja acima do atingido , significa que o hélice é pequeno demais, caso não o troque acarretará em danos futuros ao motor. 4- Caso o R.P.M. necessário esteja abaixo do atingido, significa que o hélice é grande demais, caso não o troque acarretará em danos futuros ao motor
P. O que significa 14 ½ x 19”? R. É o diâmetro e o passo do hélice, os “14 ½” é o diâmetro medido em polegadas ou seja são 14polegadas e ½ de largura máxima do hélice. Os “19”” é o passo também medido em polegada, significa que o deslocamento é de 19 polegadas em um giro completo.
P.Um hélice 15 X 17” é mais rápido que um 14 ½ X 17” ? R. Na arrancada sim (mais torque) mas na final não, pois o hélice 14 ½ terá menos arrasto e será mais rápido.
P. O hélice vibra em baixa velocidade e depois some, o que pode estar acontecendo? R. Pode ser uma pequena mossa em uma das pás, e o motivo pelo qual não se percebe a vibração acima de uma certa velocidade , é que a vibração se torna ultra-sônica, que causará danos aos rolamentos internos do motor, calços de borracha e até a agulha da bóia dos carburadores.
P. Pás porque duas , três ou quatro pás? R. Quanto menor o numero de pás maior é a velocidade final, mas conseqüentemente, maior a vibração e menor a arrancada (torque), pois duas pás estarão opostas em 180o. Se aumentarmos o número de pás, diminuiremos a vibração aumentaremos o torque e perderemos velocidade final. Se aumentarmos o número de pás e diminuirmos o diâmetro e mantivermos o passo, ganharemos mais arrancada, melhor desempenho em velocidade cruzeiro e perderemos muito pouco na final.
P. Hélice de Aço , Alumínio, Bronze ou Plástico? R. Os hélices de plástico ou “composite” são normalmente usados em motores de pequeno porte até 6Hp, os hélices de alumínio são padrões nos motores de 8 até 200hp, os hélices de aço são usados em motores de 175 até 300hp , os hélices de bronze são usados em embarcações de grande porte onde o hélice tem diâmetro superior a 20 polegadas. Existem hélices de plástico para motores de médio porte, mas são consideradas reservas, só usados em emergência.
P. devo ter um hélice reserva no meu barco? R. Sim desde que seja uma embarcação com motores de popa , ao contrário ficara muito difícil para fazer a troca. Andar com um hélice danificado trará danos aos rolamentos, calços e etc.
DICA Verifique se o seu hélice está descascando no meio da pá, se estiver, procure no casco alguma saliência, pois ela está causando uma baixa pressão com o arrasto da bolha naquele ponto , e com isso elevando a temperatura da água, e fervendo a pintura (caso seja pintada) ou deixando fosco e poroso (caso seja polido) .
O telefone de um mecânico deve estar sempre ligado pois os “MAIORES” problemas podem ser resolvidos com uma simples ligação.
Alô!! é o mecânico? Sim, em que posso ser útil? É que o motor liga, engrena avante, mas quando engrenei a ré deu um tranco e agora não sai do lugar... será que é o cabo? O senhor pode verificar se o hélice está no lugar? Claro...! Olha...acho que descobri o problema, a hélice caiu!!...
Verifique sempre antes de sair se o hélice está bem apertado e com o contra-pino da porca no lugar.
RICARDO PARAGON
_________________ Tudo que é ligado a mecânica de motores, seja última geração ou motores antigos, desempenho, procedimentos, dicas...
|