Fórum Náutico Sudeste visa fortalecer o setor náutico na região

Por: Redação -
26/04/2018
Da esquerda para a direita, Marcio Dottori, Lenilson Bezerra, Publio Emílio Rocha, Eduardo Colunna, Marcelo Dreicon, José Afonso Bicalho, Klaus Peters, Marco Antonio Castelo Branco, Sergio Pimentel, Ernani Paciornik, Igor Calhau, Conceição Ribeiro, Antonio Carlos Lobato, Paulo Renato Marques

Durante o Rio Boat Show 2018, na Marina da Glória, foi realizada uma reunião Fórum Náutico Sudeste, que fornecerá um conjunto de ações-chave, em parceria com o setor privado, para estimular o mercado náutico e toda a sua cadeia econômica, a produção de barcos e com isso gerar mais renda e emprego no setor. Entre os presentes, estavam Marcio Dottori (Revista Náutica), Lenilson Bezerra (Diretor Executivo ACOBAR), Publio Emílio Rocha (Advogado), Eduardo Colunna (Presidente ACOBAR), Marcelo Dreicon (Codin-RJ), José Afonso Bicalho (Secretário Fazenda – Governo do Estado de Minas Gerais), Klaus Peters (Cacao), Marco Antonio Castelo Branco (Presidente Fórum Náutico Paulista e do Fórum Náutico do Sudeste), Sergio Pimentel (Secretário da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro), Ernani Paciornik (Presidente da Revista Náutica e do Grupo GR-1), Igor Calhau (Secretaria de Turismo – Governo Estado Espirito Santos), Conceição Ribeiro (Diretora- Presidente da CODIN-RJ), Antonio Carlos Lobato (BR Marinas) e Paulo Renato Marques (Superintendente de Desenvolvimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro).

Depois de visitar o evento, o grupo declarou que a indústria náutica é um setor estratégico para a economia da região, tendo como premissa a geração de empregos visto que, para cada barco produzido é criada uma média de oito empregos diretos e indiretos, segundo estimativas das empresas que representam o setor. Outro ponto levantado é a capacidade de utilizar a náutica para melhorar o setor de turismo da área expandindo, ainda mais, os empregos indiretos. Durante a reunião foi abordada a questão da divulgação do turismo local que é totalmente voltado para a costa/litoral, afinal, temos 40 000 km de vias interiores navegáveis no país que não são bem exploradas, havendo assim a necessidade de desenvolver ações para aumentar o interesse público para esta importante questão.

O Fórum Náutico Sudeste herdará o trabalho de excelência que está sendo produzido pelo Fórum Náutico Paulista. Entre as demandas apresentadas pelos empresários e representantes do governo estão, as modificações nos marcos regulatórios para melhorar a construção de marinas e rampas públicas e também, trabalhar para a redução/equalização dos impostos nos 4 estados.

De acordo com o Presidente do Fórum Náutico Sudeste, Marco Antonio Castelo Branco, como a política do governo é baseada em fornecer empregos às pessoas e aumentar sua renda, a indústria náutica está, totalmente, alinhada com essa estratégia. “Acreditamos que a região Sudeste do Brasil está se preparando para fortalecer o setor. Nossa indústria náutica é a mais tradicional do Brasil e precisaremos unificar esforços para dar suporte  ao mercado”, disse Castelo Branco. Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR complementou que a o Fórum está sendo um piloto para poder levar como exemplo para outros Fóruns a serem criados.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril