Equipes de Ilhabela e São Paulo investem no futuro da vela nacional

Por: Redação -
11/07/2019
Foto: Paulo Stefani

No mesmo dia em que Robert Scheidt conquistou o índice para disputar sua sétima Olimpíada, meninos e meninas encararam o vento de Ilhabela em busca do sonho de também conquistar o mundo da vela no futuro. A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela definiu os campeões da temporada 2019 nesta terça-feira (9) e a classe Optimist, com velejadores a partir de 8 anos de idade, reuniu 56 crianças e jovens. Destes, 42 representam o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e a Escola de Vela Lars Grael, de Ilhabela, o equivalente a 75% dos barcos na água nessa categoria.

Outro dado que atesta o papel das duas entidades na formação da nova geração está no volume de participantes na categoria estreantes. A Escola de Vela Lars Grael – um projeto da prefeitura que usa o aprendizado do esporte como ferramenta de socialização – inscreveu 20 barcos na classe Optimist da Semana de Monotipos, sendo 15 na categoria estreantes. Já o Yacht Club Santo Amaro, clube responsável por revelar o bicampeão olímpico Robert Scheidt, levou 22 velejadores para a cidade do litoral norte, reunindo 13 na categoria destinada aos meninos e meninas que disputam as primeiras competições da carreira.

“Tradicionalmente, a Semana de Monotipos vale como porta de entrada para a vela e também revela talentos. Além disso, a oportunidade de crianças e jovens velejar e conviver com atletas mais experientes e alguns nomes consagrados é outro fator importante na formação das futuras gerações. Neste ano não foi diferente, com o benefício de termos reunido quatro campeões mundiais na classe Snipe, além de velejadores de outros países”, avalia o coordenador técnico Cuca Sodré.

Entusiasta da vela, o secretário de Esportes de Ilhabela, José Roberto Jesus, também destaca a importância da Semana de Monotipos. “É sempre uma alegria ver o canal de São Sebastião repleto de barcos e suas velas balançando ao sabor do vento. Temos investido bastante na formação de novos velejadores, fazendo da Escola Lars Grael uma referência, dando condições para que as crianças possam aprender o esporte e se desenvolver, sem descuidar dos estudos. Temos um multicampeão como o Alexandre Paradeda como técnico e tenho certeza que formaremos grandes velejadores”. A Escola de Vela tem 167 alunos e uma equipe de competição, que varia entre 25 a 30 velejadores, atuando nas classes Optimist, 420 e Snipe.

LEIA TAMBÉM
>>Barco elétrico recria Kombi da Volkswagen nas águas
>>Criado pelo mais famoso projetista de veleiros do Brasil, o Pop 25 pode ser feito em casa
>>Robert Scheidt atinge índice para os Jogos de Tóquio 2020

Feras na água – Enquanto crianças e jovens iniciavam sua jornada, os adultos deram um verdadeiro show de velejada. Sede do Campeonato Mundial de Snipe em outubro deste ano, a Ilhabela recebeu quatro campeões do mundo nesta edição da Semana de Monotipos. E coube a um deles, o bicampeão Bruno Bethlem (2009 e 2013) a honra de levantar o título. “O campeonato foi muito competitivo, pois os principais nomes do Brasil estiveram aqui, além de alguns estrangeiros. Foi um ótimo treino visando o mundial, com condições estavam muito boas, tanto de tempo quanto as raias. Estou muito feliz com essa conquista”, avaliou ele, que velejou ao lado de Daniel Claro.

Além de Bruno Bethlem, a classe Snipe reuniu mais três campeões mundiais: o brasileiro Alexandre Paradeda, o cubano Nélido Manso Lopez e o uruguaio Ricardo Fabini. Fora da água, mais um campeão do mundo marcou presença em Ilhabela, Bruno Prada, pentacampeão de Star, foi técnico de Bethlem e Claro.

Resultados – A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela, começou no sábado (6) e terminou nesta terça-feira (9), reunindo 300 barcos na cidade do litoral norte paulista, considerada a capital nacional da modalidade náutica. A competição antecede a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a partir do próximo dia 13.

Confira:

Snipe
1 – Bruno Bethlem/Daniel Claro

Kite Foil
1 – José M Souza

Kite Foil Est
1 – Mateus Passos

Kite TT

1 Marina Dombrowsky

420
1 – Mario Otavio/Gustavo Henrique

Optimist – Veteranos
1 – Luc Le Corre

Optimist – Estreantes
1 – Giovanna Guarigua

Open Bic
1 – Esdras Santana

Laser 4.7
1 – Victor Malagrine

Laser Radial
1 – Guilherme Marcianni

Lase Standard
1 – Caio Lopes

29er
1 – Thomas Mittempegher

Hobbie Cat 16
1 – Claudio Teixeira/Luana Sousa

Dingue
1 – Mario Otavio/Gustavo Henrique

Windsurfe
1 – Luca Pascolato

A 46ª Semana de Vela de Monotipos teve organização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promove o Race Village. A ação é promovida no Centro Histórico da cidade, e recebe vasta programação musical e cultural, prometendo reunir milhares de pessoas entre locais, turistas, atletas e seus amigos e familiares. Tudo grátis até o dia 28.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio