Empresa francesa desenvolve sistema que promete acabar com o enjoo a bordo

0
7309

Depois de desenvolver óculos contra enjoo, a empresa francesa Boarding Ring continua a inovar neste sentido. Ela, recentemente, projetou e patenteou o Boarding Light, um dispositivo embutido que consiste em colunas de luz. Estes fornecem iluminação “inteligente” que responde aos movimentos do barco e oferece aos passageiros uma espécie de horizonte artificial, limitando ou impedindo o aparecimento de enjoo.

A empresa lembra que essa sensação desagradável afeta 66% dos passageiros no mar. “Ela se origina em um conflito entre a informação visual e as percepções de equilíbrio (incluindo o ouvido interno). Mas na cabine de um barco, o olho não consegue ver os movimentos que o equilíbrio sente. Para evitar essa situação, o olho deve ter acesso à realidade do movimento. É exatamente isso que o Boarding Light permite. A informação luminosa fornecida pelo dispositivo reflete as percepções de equilíbrio”.

LEIA TAMBÉM
>>Lombardi e Geronimi são campeões brasileiros da classe 420
>>Torben Grael no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil
>>uFrog exibirá sapatilhas náuticas na próxima edição do Rio Boat Show

A solução de luz de embarque está atualmente sendo testada a bordo do Energy Observer – o primeiro navio de hidrogênio do mundo. Se os testes forem conclusivos, o sistema atrairá, sem dúvida, a atenção de muitos num futuro próximo.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones