Em clima de show, tem início a Semana de Vela de Ilhabela 2017

Por: Redação -
09/07/2017

Depois de uma abertura memorável na noite de ontem, com direito a show pirotécnico e a maciça presença de moradores e turistas na Race Village, além de autoridades — entre as quais o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, e o comodoro do Yacht Club Ilhabela, José Yunes –, têm início hoje as provas da 44ª Semana de Vela de Ilhabela. Os competidores (são 123 barcos inscritos e cerca de 900 velejadores, divididos em oito classes) largam com vento nordeste de 6 a 8 nós, em um domingo ensolarado, com a temperatura amena de 21 ºC, para disputar a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. O maior evento de vela oceânica da América Latina segue até o próximo sábado, dia 15, quando serão conhecidos todos os vencedores.

“A abertura da Semana de Vela, ontem, ultrapassou a nossa expectativa. Tivemos a vila completamente lotada em um final de semana que colaborou para isso. E, uma vez que a nossa cidade tem esse potencial turístico, fomentar eventos desse porte tem levado Ilhabela para o Brasil e o mundo, já que a competição de vela é o maior evento náutico da América Latina”, avaliou Márcio Tenório, esta manhã, antes de embarcar no barco Zorro, que pertence ao Yacht Club Ilhabela, organizador da competição, e cuja tripulação é toda formada por velejadores da cidade.

As regatas acontecem após o tradicional desfile de barcos, que atrai centenas de pessoas ao píer da vila, também no centro da cidade. São três tipos de regata: as de percurso longo, médio e barla-sota. As primeiras acontecem neste domingo e exigem mais dos velejadores. A Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tem 55 milhas e pode ser disputada pelos maiores veleiros. A Toque-Toque por Boreste tem 25 milhas náuticas e a Renato Frankenthal (só para HPE25), 10 milhas náuticas. As classes que compõem a competição são ORC, IRC, Clássicos, RGS e Bico de Proa, nas regras de rating, e HPE 25, HPE 30 e C30, entre os de design único. Na saída, os barcos foram acompanhados de perto pelo navio Garcia D’Avila (G-29), da Marinha.

“Foi um compromisso assumido durante a campanha resgatar a Semana de Vela para o centro da cidade, para que ela possa fomentar a economia e também para que a população de Ilhabela interaja com os turistas que nos visitam e possam acompanhar a programação cultural e de entretenimento”, frisou o prefeito, acrescentando que a expectativa é receber 30 mil visitantes durante o mês, que prevê, ainda, outro grande evento após a Semana de Vela — o Ilhabela Boutique Show, a ser realizado entre os dias 20 e 23, no Saco da Capela, com entrada gratuita.

Atletas que disputaram a Rio-2016 estão confirmados na 44ª Semana de Vela de Ilhabela, entre eles Samuel Albrecht e Fernanda Decnop, que competiram nas classes Nacra e Laser Radial, respectivamente, além de André Fonseca, o Bochecha, único representante do Brasil na Volvo Ocean Race. Confira uma galeria especial de fotos do desfile de barcos e também da largada da competição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024

    K&L Flex leva colchão focado em aplicações náuticas ao Rio Boat Show 2024

    Expositor confirmado no salão carioca apresentará cinco produtos ao público

    Recordista Diego Santiago ensina técnicas de pesca submarina no NÁUTICA Talks

    Campeão brasileiro e recordista mundial estará presente no ciclo de palestras durante o Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico