Em clima de show, tem início a Semana de Vela de Ilhabela 2017

0
820

Depois de uma abertura memorável na noite de ontem, com direito a show pirotécnico e a maciça presença de moradores e turistas na Race Village, além de autoridades — entre as quais o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, e o comodoro do Yacht Club Ilhabela, José Yunes –, têm início hoje as provas da 44ª Semana de Vela de Ilhabela. Os competidores (são 123 barcos inscritos e cerca de 900 velejadores, divididos em oito classes) largam com vento nordeste de 6 a 8 nós, em um domingo ensolarado, com a temperatura amena de 21 ºC, para disputar a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. O maior evento de vela oceânica da América Latina segue até o próximo sábado, dia 15, quando serão conhecidos todos os vencedores.

“A abertura da Semana de Vela, ontem, ultrapassou a nossa expectativa. Tivemos a vila completamente lotada em um final de semana que colaborou para isso. E, uma vez que a nossa cidade tem esse potencial turístico, fomentar eventos desse porte tem levado Ilhabela para o Brasil e o mundo, já que a competição de vela é o maior evento náutico da América Latina”, avaliou Márcio Tenório, esta manhã, antes de embarcar no barco Zorro, que pertence ao Yacht Club Ilhabela, organizador da competição, e cuja tripulação é toda formada por velejadores da cidade.

As regatas acontecem após o tradicional desfile de barcos, que atrai centenas de pessoas ao píer da vila, também no centro da cidade. São três tipos de regata: as de percurso longo, médio e barla-sota. As primeiras acontecem neste domingo e exigem mais dos velejadores. A Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tem 55 milhas e pode ser disputada pelos maiores veleiros. A Toque-Toque por Boreste tem 25 milhas náuticas e a Renato Frankenthal (só para HPE25), 10 milhas náuticas. As classes que compõem a competição são ORC, IRC, Clássicos, RGS e Bico de Proa, nas regras de rating, e HPE 25, HPE 30 e C30, entre os de design único. Na saída, os barcos foram acompanhados de perto pelo navio Garcia D’Avila (G-29), da Marinha.

“Foi um compromisso assumido durante a campanha resgatar a Semana de Vela para o centro da cidade, para que ela possa fomentar a economia e também para que a população de Ilhabela interaja com os turistas que nos visitam e possam acompanhar a programação cultural e de entretenimento”, frisou o prefeito, acrescentando que a expectativa é receber 30 mil visitantes durante o mês, que prevê, ainda, outro grande evento após a Semana de Vela — o Ilhabela Boutique Show, a ser realizado entre os dias 20 e 23, no Saco da Capela, com entrada gratuita.

Atletas que disputaram a Rio-2016 estão confirmados na 44ª Semana de Vela de Ilhabela, entre eles Samuel Albrecht e Fernanda Decnop, que competiram nas classes Nacra e Laser Radial, respectivamente, além de André Fonseca, o Bochecha, único representante do Brasil na Volvo Ocean Race. Confira uma galeria especial de fotos do desfile de barcos e também da largada da competição.