Dificuldades

Por: Redação -
27/10/2015

Os dois primeiros dias da regata Transat Jacques Vabre registraram desistências, quebras de barco e até capotagem do Maxi80 Prince de Bretagne. Desde a saída da prova em Le Havre, no último domingo (25), três barcos saíram oficialmente da disputa. A classe mais afetada foi a IMOCA com os abandonos de Maître CoQ e Edmond de Rothschild, além do Safran, que está a caminho de Brest para reparos e pode confirmar sua retirada a qualquer momento. O barco Team Concise, da Class40, terá de parar na Irlanda antes de voltar à regata entre a França e o Brasil.

Os veleiros já enfrentam as duras condições do Golfo de Biscaia, que fica entre o Nordeste da França e o Norte da Espanha. Foi nesse trecho que o Maxi80 Prince de Bretagne, um multicasco de 50 pés, capotou. A dupla Lionel Lemonchois e Roland Jordain está no interior do trimarã esperando assistência. Os dois passam bem. O incidente ocorreu nas proximidades da La Corunha, na Espanha, com rajadas de 30 nós de vento.

Na noite desta segunda-feira (26), o barco Edmond de Rothschild deixou a Transat Jacques Vabre. O veleiro da classe IMOCA, comandado por Sébastien Josse e Charles Caudrelier, teve pequenos problemas e a tripulação preferiu desistir da travessia para poupar equipamento. “As condições meteorológicas anunciadas para as próximas 48 horas poderiam nos prejudicar. Mais de 40 nós de vento e um mar violento com ondas de mais de 7 metros são esperados. Consideramos que seria irresponsável levar o barco nestas condições”, disse Sébastien Josse.

O outro abandono do dia foi do Maître CoQ, comandando por Jérémie Beyou e Philippe Legros. O IMOCA foi obrigado a fazer uma parada estratégica em Roscoff, no região francesa da Bretanha, na noite deste domingo (25), com um problema no cabo que prende o mastro da proa. A peça não foi reparada a tempo e a dupla desistiu.

O Safran, que também corre na categoria IMOCA, está a caminho do porto de Brest, na França, para consertar o barco. O veleiro de Morgan Lagravière e Nicolas Lunven corre o risco de deixar a prova. Caso a previsão se confirme, o Safran será o quarto dos 42 veleiros que largaram no domingo a desistir.

A Transat Jacques Vabre tem um percurso de 10 mil quilômetros e seu destino final é Itajaí, em Santa Catarina.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio