8 macetes para eliminar o mau cheiro a bordo

0
8467

O mau cheiro a bordo pode ser causado inúmeros fatores e não é só uma questão de incômodo, ele pode prejudicar a saúde. Por isso NÁUTICA separou algumas dicas para você. Fique de olho!

Mofo a bordo
Ar-condicionado e até ventiladores combatem a umidade da cabine, mas, mesmo que seu barco tenha esses equipamentos, peça para alguém abri-lo todos os dias.

Ar puro sempre
Mantenha os dutos e filtros do ar limpos e cuide para que o duto não vaze na cabine. Além disso, seque o reservatório de água do desumidificador.

Caixa séptica
Caso seu barco seja equipado com caixa de coleta, em vez de uma estação de tratamento de esgoto, aplique bactericidas nela semanalmente e nunca esqueça de esvaziá-la.

Água no porão
Após voltar dos passeios, esgote toda a água do porão e faça uma boa limpeza semanal. Pintar o porão com gelcoat facilita bastante a limpeza.

Vazamento de combustível
Mantenha o motor limpo, pois isso ajuda a encontrar vazamentos em mangueiras e juntas. Para eliminar emergencialmente odores de combustíveis, jogue sabão em pó ou detergente na poça onde ele se misturou com a água.

Limpeza de tubulações
Limbo e algas mortas nas tubulações também são causas comuns de mau cheiro. Por isso, dê sempre descarga nos vasos sanitários com água doce uma vez por semana, mesmo com o barco parado. E use apenas mangueiras apropriadas para esgoto.

Janelas e vigias
Verifique o estado das borrachas de vedação das janelas e vigias, e, lembre-se, também, de fechar bem a cabine quando chover durante os passeios.

Zinabre na fiação
O zinabre nas instalações e terminações elétricas é perigoso, pois, com o tempo, além de causar mau cheiro, acaba com as ligações e pólos das baterias. Siga sempre a dica dos especialistas e faça manutenções periódicas.